Barcelona retira estátua de empresário que traficava escravos no século 19

A remoção do monumento a Antonio López era um pedido histórico de movimentos civis
04/03/2018 17:02 Mundo
Estátua de Antonio López, na praça de mesmo nome, em Barcelona - Wikimedia Commons/Reprodução
Estátua de Antonio López, na praça de mesmo nome, em Barcelona - Wikimedia Commons/Reprodução

A cidade de Barcelona retirou da praça Antonio López estátua homônima, que homenageava o empresário que comercializava e traficava escravos no século 19, informou neste domingo (4) o jornal espanhol El País.

O monumento ao marquês de Comillas (nome de cidade e vila no norte da Espanha) foi retirado por um guindaste da prefeitura. 

A ação do Conselho Municipal de Barcelona encerrou um pedido histórico de organizações e movimentos civis que pediam a retirada da estátua do empresário que fez fortuna com o tráfico negreiro.

"A remoção da estátua é uma reivindicação de muitas entidades e é uma maneira de reconhecer muitos grupos nesta cidade lutando contra o racismo e a xenofobia", disse o primeiro vice-prefeito, Gerardo Pisarello. "Uma cidade moderna e europeia que quer ser reconhecida como uma cidade de refúgio não pode honrar uma pessoa com as características de Antonio López."

A estátua será transferida para o Centro de Coleções do Museu de História de Barcelona (MUHBA), onde será guardada com o resto do patrimônio da cidade. 

A prefeita de Comillas, Maria Teresa Noceda, escreveu uma carta a Ada Colau, prefeita de Barcelona, para dizer que considera o gesto "sem sentido".

Fonte: Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.