Brasileira que vivenciou explosão no Líbano descreve 'sensação de terremoto'

Explosão aconteceu perto de um terminal na zona portuária, mas ainda não se sabe a causa do impacto. Já há registro de mortos e alto número de feridos na região.
04/08/2020 15:04 Mundo
Homem reage no local de uma explosão em Beirute, no Líbano — Foto: Ibrahim Amro/AFP
Homem reage no local de uma explosão em Beirute, no Líbano — Foto: Ibrahim Amro/AFP

Uma guia turística natural de Santos, no litoral de São Paulo, relatou os momentos de tensão vividos após a explosão na região portuária de Beirute, no Líbano, na tarde desta terça-feira (4). Ao G1, Amanda Kadissi, de 32 anos, conta que sentiu a terra 'tremer', pouco antes de ouvir o estrondo da explosão.

Amanda relata que estava em uma loja na cidade de Jeita, há cerca de 20 quilômetros de Beirute, onde mora com o filho de 10 anos. Por volta das 18h20 no horário local, a guia sentiu o tremor causado pela explosão. "Pensamos que fosse um terremoto, mas depois escutamos a explosão".

A santista afirma que, logo após o estrondo, moradores começaram a se perguntar o que havia acontecido. "As pessoas ligaram para conhecidos para tentar descobrir o que tinha acontecido. Dez minutos depois, chegaram as primeiras informações de que tinha tido a explosão no porto".

"Eu também estava aqui quando aconteceu o atentado ao ex-primeiro-ministro, em 2005, então, a primeira reação quando você tem um trauma é lembrar o que aconteceu. Entendi que não era uma brincadeira, e sim, que foi uma coisa muito forte o que aconteceu. Mas tentei manter a calma e não entrar em desespero, pelo meu filho", conta a guia.

Segundo Amanda, os momentos seguintes à explosão foram de medo e, principalmente, incerteza causada pela falta de informações. "A gente fica sem saber o que fazer, se é melhor sair, mas pode ter uma segunda explosão, então pode ser melhor ficar, e ninguém sabia onde foi ao certo".

A guia afirma, ainda, que aguarda mais informações sobre a explosão para decidir se permanece ou deixa o país. "Vou assistir as notícias para entender o que vai acontecer. A gente não sabe o que vai fazer, se vão fechar as fronteiras, se vamos conseguir sair".

"O medo não é com o que aconteceu, é com o que vai acontecer, a incerteza do que vamos fazer em seguida. Não sabemos se é melhor continuar, se precisamos tentar uma passagem para fora, se estocamos comida. Não falamos sobre o amanhã porque não sabemos se vai chegar ou se vai acontecer algo hoje à noite", finaliza.

Uma grande explosão aconteceu em uma região portuária de Beirute, no Líbano, nesta terça-feira. O impacto foi tão forte que causou destruição em prédios a quilômetros de distância. Ainda não há detalhes sobre a quantidade de feridos e mortos ou qual seria a causa da explosão. Também não há evidência, ainda, de que se trate de um atentado terrorista. Fotos mostram a devastação causada pela explosão no local.

Há ao menos dez mortos, informou a agência Reuters, que ouviu fontes médicas e de segurança do país. A Cruz Vermelha afirmou que centenas foram feridos e levados a hospitais, mas ainda há muita gente presa em escombros dentro de suas casas. Barcos estão resgatando pessoas que foram jogadas ao mar.

A rede libanesa de transmissão LBCI informou que no hospital Hotel Dieu há mais de 500 pessoas sendo atendidas. Foi feito um pedido de doações de sangue.

A Marinha do Brasil informou que uma de suas embarcações, que está em missão no Líbano, não estava na área do porto onde ocorreu a explosão e que nenhum militar brasileiro ficou ferido.

Fonte: G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.