China diz que 32 cidadãos morreram em acidente de ônibus na Coreia do Norte

Além dos turistas chineses, quatro norte-coreanos morreram; dois feridos estão em estado grave
23/04/2018 05:56 Mundo
Foto de 2016 mostra trecho da rodovia onde ocorreu o acidente, que liga Pyongyang a Kaesong - Ed Jones/AFP
Foto de 2016 mostra trecho da rodovia onde ocorreu o acidente, que liga Pyongyang a Kaesong - Ed Jones/AFP

Um acidente de ônibus na Coreia do Norte matou trinta e dois turistas chineses e feriu gravemente outros dois, informou o Ministério das Relações Exteriores da China. Quatro norte-coreanos também morreram.

Visitantes chineses compõem cerca de 80% de todos os turistas estrangeiros para a Coreia do Norte, diz o instituto sul-coreano Korea Maritime Institute, que estima que o turismo gere receita de cerca de US $ 44 milhões por ano para o país isolado.

O Ministério da Saúde da China disse que enviará uma equipe de médicos, equipamentos e medicamentos para a Coreia do Norte, para ajudar no tratamento de sobreviventes.

A província onde ocorreu o acidente, que faz fronteira com a Coreia do Sul, abriga Kaesong, uma antiga capital coreana que é um foco turístico do país.

A China é o mais importante aliado econômico e diplomático da Coreia do Norte, apesar da ira de Pequim diante dos repetidos testes nucleares e de mísseis de Pyongyang e do apoio às fortes sanções da ONU contra a Coreia do Norte.

A Coreia do Norte e do Sul estão nos estágios finais dos preparativos para uma cúpula entre o líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-In, na aldeia de Panmunjom, na sexta-feira.

Fonte: Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.