Dezenas de milhares de húngaros marcham contra premiê em Budapeste

Manifestantes protestam contra controle da mídia por parte de Viktor Orban, reeleito no início do mês
21/04/2018 22:38 Mundo
Milhares de pessoas se reúnem em Budapeste, capital da Hungria, para protestar contra o premiê Viktor Orban - Zsolt Szigetvary/MTI/Associated Press
Milhares de pessoas se reúnem em Budapeste, capital da Hungria, para protestar contra o premiê Viktor Orban - Zsolt Szigetvary/MTI/Associated Press

Dezenas de milhares de húngaros manifestaram-se neste sábado (21), nas ruas da capital, Budapeste, contra o controle exercido pelo governo na mídia —que, segundo eles, ajudou o primeiro-ministro, Viktor Orban, a obter uma grande vitória nas eleições legislativas de 8 de abril.

Este é o segundo grande protesto contra Viktor Orban desde sua reeleição para um terceiro mandato consecutivo.

Os manifestantes conclamaram os partidos da oposição, bastante divididos, a unir forças contra o Fidesz, o partido de direita nacionalista de Orban, que conquistou dois terços dos assentos no Parlamento húngaro.

Os organizadores da manifestação afirmaram em redes sociais , antes do início da manifestação, que a mídia pública húngara havia se tornado a "máquina de propaganda de Orban".

"Nosso principal objetivo é acabar com o controle do Fidesz sobre a mídia pública, mas os partidos de oposição têm um papel a desempenhar, pois eles também são responsáveis ​​pela situação que nós nos encontramos ", acrescentaram.

Os milhares de manifestantes se reuniram em frente ao parlamento às margens do rio Danúbio, agitando bandeiras húngaras e europeias.

Fonte: RFI

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.