Fifa apresenta projeto bilionário aos 7 maiores clubes do mundo

Reunião aconteceu após a Uefa questionar a expansão do Mundial de Clubes
10/05/2018 14:57 Mundo
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Representantes de sete dos mais ricos clubes de futebol do planeta, entre os quais Manchester United, Barcelona e Real Madrid, visitaram a Fifa na quarta-feira (9) para uma reunião particular cujo objetivo era conquistar a adesão dos clubes, na batalha cada vez mais acirrada para criar um novo e multibilionário campeonato mundial interclubes.

O grupo também incluía representantes do campeão inglês Manchester City; da Juventus, da Itália; do Paris Saint-Germain, da França; e do perene campeão alemão Bayern de Munique.

Os sete clubes convidados para a reunião tiveram receitas combinadas de mais de US$ 4 bilhões em 2017 e controlam uma base maciça de torcedores em todo o mundo, que pode ser crítica para garantir sucesso nas sigilosas discussões da Fifa sobre o novo torneio, que tem o codinome "Projeto Troféu".

A reunião aconteceu um dia depois que o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, escreveu a Gianni Infantino, o presidente da Fifa, questionando a sabedoria de vender uma versão expandida da atual Copa do Mundo de Clubes, realizada anualmente pela Fifa, a um consórcio liderado pelo SoftBank, do Japão, que controla o maior fundo mundial de investimento em tecnologia. Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos (EAU) estão entre os principais participantes do consórcio.

Infantino e a Fifa mantiveram sigilo sobre aspectos cruciais das negociações. Invocando um acordo de confidencialidade, Infantino não revelou a identidade dos participantes do consórcio nem mesmo ao conselho governante da Fifa. Ele revelou pouco, limitando-se a dizer que o grupo estava entre "os mais sólidos" do mundo. O consórcio disse a Infantino que está disposto a investir até US$ 25 bilhões pelo direito de ser proprietário de um torneio mundial entre 24 clubes, e de uma liga mundial de seleções nacionais que teria organização separada.

Fonte: Tariq Panja / Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.