Governo norte-coreano fechará instalações nucleares em maio, diz Coreia do Sul

Kim Jong-un prometeu fechar as instalações de testes nucleares de seu país
29/04/2018 09:38 Mundo
O ditador da Coreia do Norte Kim Jong-un cumprimenta o presidente sul-coreano Moon Jae-in, no prédio da Casa da Paz, em Seul - KCNA - 27.abr.2018/AFP
O ditador da Coreia do Norte Kim Jong-un cumprimenta o presidente sul-coreano Moon Jae-in, no prédio da Casa da Paz, em Seul - KCNA - 27.abr.2018/AFP

​O ditador norte-coreano Kim Jong-un prometeu fechar as instalações de testes nucleares de seu país em maio e convidará especialistas sul-coreanos e americanos para acompanhar o processo, anunciou neste domingo (29) a presidência da Coreia do Sul.

O anúncio revelado pelo governo de Seul é o exemplo mais recente da virada diplomática que está sendo vivida na península coreana nos últimos meses.

Durante o encontro entre os dirigentes das duas Coreias, ficou estabelecido que haverá a "desnuclearização total" da península. 

Segundo Yoon Young-chan, porta-voz da presidência sul-coreana, "Kim disse, durante o encontro com o presidente Moon, que levaria ao fim o fechamento completo das instalações nucleares em maio e convidaria especialistas dos Estados Unidos e Coreia do Sul para informar sobre o processo a comunidade internacional com transparência".

"Kim disse: 'Os Estados Unidos nos consideram repugnantes mas, enquanto dialogamos, se deram conta de que não sou alguém que vá lançar uma arma nuclear a Coreia do Sul ou mesmo aos Estados Unidos'".

Essas declarações do ditador da Coreia do Norte, que manteve durante anos a postura de que jamais renunciaria aos testes nucleares por temor a uma possível invasão americana, pode ser considerada como uma mão estendida a outra que está sendo aguardada: a de celebrar o fim dos testes entre Kim Jong-un e o presidente Donald Trump. 

Fonte: Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.