Justiça paraguaia autoriza extradição do traficante Marcelo Piloto

Traficante só poderá ser entregue às autoridades brasileiras depois da conclusão de dois processos abertos contra ele no país vizinho
31/10/2018 06:31 Mundo
Marcelo Piloto foi preso em Encarnación, no Paraguai, em dezembro de 2017; ele aguarda julgamento de dois processos em Assunção - Crédito: Reprodução/TV Globo
Marcelo Piloto foi preso em Encarnación, no Paraguai, em dezembro de 2017; ele aguarda julgamento de dois processos em Assunção - Crédito: Reprodução/TV Globo

A juíza paraguaia Alicia Pedrozo autorizou a extradição do brasileiro Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto. Ele é apontado pela polícia como o principal fornecedor de drogas e armas para o Brasil, e  está preso no Paraguai desde dezembro de 2017.

De acordo com a decisão divulgada no último sábado, dua 27 de outubro, Marcelo Piloto só poderá ser entregue às autoridades brasileiras depois da conclusão de dois processos abertos contra ele no país vizinho: um por homicídio e outro por produção de documentos falsos e violação da Lei de Armas.

O primeiro caso aguarda julgamento de um recurso na Corte de Apelações do Paraguai. O outro ainda não tem prazo para ser julgado. Nenhum dos dois tem prazo para ser finalizado.

No Brasil, Marcelo Piloto deve cumprir pena de mais de 26 anos de prisão a que foi condenado por latrocínio e roubo.

Resgates frustrados

O processo de extradição foi acelerado depois de a polícia paraguaia frustrar dois planos de resgate do brasileiro, que está preso em Assunção.

O primeiro foi descoberto no dia 4 de outubro, quando cinco pessoas foram presas suspeitas de estarem preparando o plano. Em três casas ocupadas pelo grupo na capital Assunção foram encontradas armas, munição e explosivos.

A segunda tentativa de resgate foi frustrada na quarta-feira (24), quando três brasileiros suspeitos de serem membros do Comando Vermelho foram mortos em uma ação conjunta da Polícia Nacional do Paraguai e da Polícia Internacional (Interpol).

Na casa onde eles estavam, em Presidente Franco, a 10 km de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, os policiais encontraram dois carros com 85 kg de dinamite. Um deles estava preparado para ser explodido.

Fonte: G 1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.