Milhares de venezuelanos chegam à Colômbia após abertura da fronteira

21/12/2016 09:59 Mundo

Alguns buscavam alimentos e medicamentos. Outros queriam visitar familiares para as festas de Natal e Ano-Novo. Milhares de venezuelanos cruzaram nessa terça-feira (20) as passagens fronteiriças para pedestres com a Colômbia, reabertas após oito dias por causa de um colapso monetário. A informação é da AFP.

"Graças a Deus, a fronteira foi reaberta. Vinha muita gente fazer suas compras do outro lado, porque não conseguimos comida, fraldas para nossas crianças, medicamentos", disse Christian Sánchez, locutor de 29 anos, enquanto atravessava a ponte internacional Simón Bolívar, que liga as cidades de San Antonio (Venezuela) e Cúcuta (Colômbia).

Em uma conversa por telefone, na segunda-feira (19) à noite, os presidentes venezuelano, Nicolás Maduro, e colombiano, Juan Manuel Santos, concordaram em "abrir a fronteira de maneira progressiva, com rígida vigilância e segurança", informou o ministro venezuelano de Comunicação e Informação, Ernesto Villegas.

Assim, os cruzamentos limítrofes se restabeleceram desde as 6h locais desta terça-feira (8h em Brasília), sob vigilância dos militares. O transporte de carga, entretanto, permanece interrompido.

Maduro determinou o fechamento das fronteiras com a Colômbia e com o Brasil no dia 12 de dezembro, alegando que "máfias" estariam acumulando o papel-moeda venezuelano no exterior para atacar a economia do país, golpeada por uma inflação de 475%, segundo o Fundo Monetário Internacional - a mais alta do mundo - e uma aguda escassez de alimentos básicos e medicamentos.

A medida coincidiu com momentos de grande incerteza por violentos protestos e saques em várias cidades, que deixaram pelo menos três mortos e aproximadamente 300 detidos, sobretudo no estado Bolívar (Sul), onde cerca de 600 estabelecimentos comerciais sofreram danos.

Os distúrbios eclodiram na sexta (16) e no sábado após a decisão do governo de recolher das ruas a nota de 100 bolívares (0,15 dólar no câmbio oficial mais alto), o de maior valor e circulação, até a entrada gradual de novas unidades monetárias.

Maduro atribuiu os atrasos na entrega dessas unidades monetárias a um "complô" comandado pelos Estados Unidos. O venezuelano classificou de "bem-sucedida" a operação contra as "máfias" e prorrogou a vigência da nota de 100 e o fechamento das fronteiras com a Colômbia e o Brasil, até o dia 2 de janeiro.

Filas
Longas filas de pessoas - muitas após dormir na rua - se formaram nos dias de fechamento da alfândega de San Antonio. "Queremos passar!", gritavam na esperança de receber uma autorização especial para passar por razões médicas e familiares, mas ela era dada a conta-gotas. "Vamos passar o Natal com nossos filhos. Não vamos comprar nada e estamos cansados", queixou-se Carmen, aborrecida por ter que "fazer e desfazer" as malas com os recorrentes fechamentos das passagens limítrofes.

A fronteira de 2.200 quilômetros entre a Venezuela e a Colômbia esteve fechada entre agosto de 2015 e agosto de 2016 por ordem de Maduro, após um ataque armado de supostos paramilitares colombianos contra uma patrulha militar venezuelana.

Segundo alertam sindicatos, 75% do comércio do lado venezuelano da área devem fechar. Tradicionalmente, San Antonio e Cúcuta mantêm intenso intercâmbio comercial.

Normalização da fronteira
Para Marta Cárdenas, colombiana de 51 anos que vive na Venezuela, a reabertura das passagens de pedestres representa "um respiro" aos problemas diários, agravados nos últimos dias pela falta de efetivo entre longas filas em agências de bancos públicos e privados.

Com o retorno temporário das notas de 100, a situação se normalizou desde a tarde de segunda-feira. O mesmo ocorre na fronteira com a Colômbia, embora os governos não tenham informado como será feita a abertura total.

Villegas ressaltou que Maduro e Santos "instruíram seus ministros da Defesa (Vladimir Padrino e Luis Carlos Villegas) a coordenar ações imediatas para a normalização da fronteira", uma vez que foram mantidos contatos entre seus bancos centrais para enfrentar o que a Venezuela denomina "ataques" à sua moeda.

 

Fonte: Da Agência France-Press

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.