Motoristas e cobradores de ônibus fazem paralisação de 24 horas no Rio

08/05/2014 08:26 Mundo
Passageiros aguardam em fila para embarcar em um dos poucos ônibus disponíveis durante paralisação de 24 horas de motoristas e cobradores do Rio de Ja
Passageiros aguardam em fila para embarcar em um dos poucos ônibus disponíveis durante paralisação de 24 horas de motoristas e cobradores do Rio de Ja

Motoristas e e cobradores de ônibus fazem nesta quinta-feira (8) paralisação de 24 horas no Rio de Janeiro. O dia começou com garagens lotadas de ônibus e pontos cheios de passageiros.

Segundo a rádio CBN Rio, apenas 10% da frota circula pela cidade. Existem mais de 8.700 ônibus na capital fluminense.  O Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus da cidade, não sabe informar quantos ônibus trafegam na cidade.

Segundo o sindicato, dezenas de ônibus foram depredados. Um balanço sobre a quantidade de veículos danificados deve ser divulgado por volta das 10h.

No começo da manhã, um protesto bloqueou por cerca de uma hora a pista lateral da avenida Brasil, em direção ao centro, em frente à Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, na zona norte. O tráfego da via já foi liberado, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio.

O BRT TransOeste avisa que está com o funcionamento suspenso no trecho entre Santa Cruz e Campo Grande.

A greve foi decretada durante reunião realizada na noite desta quarta-feira (7). O Sintraturb (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro), que representa 40 mil trabalhadores rodoviários, disse que não organizou a greve e, em nota, afirmou que considera a paralisação "uma atividade com fundo político".

Motoristas e cobradores em greve reivindicam aumento salarial maior que os 10% acordados entre o sindicato da categoria e as empresas de ônibus, o fim da dupla função e reajuste no valor da cesta básica para R$ 400.

O MetrôRio informa que todas as estações funcionam normalmente e o intervalo entre as composições é regular. A empresa avisa que, por causa da greve e do grande volume de passageiros, ocorre "controle de fluxo de entrada". Ainda segundo o MetrôRio, não estão sendo vendidos bilhetes de integração entre metrô e ônibus.

A SuperVia, consórcio que opera os trens da região metropolitana do Rio, afirma que opera com toda a sua frota.

Fonte: UOL

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.