Paraguai é reconhecido como o 3º maior exportador de soja

08/05/2018 20:43 Mundo
EUA, Brasil e Paraguai são os três principais exportadores de soja mundiais - Crédito: Divulgação / El País
EUA, Brasil e Paraguai são os três principais exportadores de soja mundiais - Crédito: Divulgação / El País

Nesta terça-feira, dia 08 de maio, o presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco), José Berea, anunciou que o Paraguai foi reconhecido como terceiro exportador de soja em cenário mundial, ficando atrás apenas do Brasil e Estados Unidos. 

O representante ministerial esclarece que o bom resultado aconteceu em função do aumento da produção e por uma situação conjuntural, na qual a Argentina enfrenta uma seca histórica que causou uma perda de mais de 15 milhões de toneladas. 

A estimativa feita pela  USDA é de que as exportações argentinas totalizem  4,2 milhões de toneladas, enquanto que as do Paraguai sejam de 9,2 milhões de toneladas.

Apesar do número positivo, o volume exportável do país sul-americano foi reduzido em 500 mil toneladas, se comparado às projeções da safra anterior. 

A Argentina fornece ao mundo 8,5 milhões de toneladas de soja e nesta campanha sofrerá uma queda de 50% em suas exportações de soja.

"Estamos realmente trabalhando cada vez mais na mesma superfície, tentando obter mais grãos por hectare, quilos por hectare, e também temos a tecnologia nos apoiando, na semeadura direta, no cuidado do solo", disse Berea. 

Quanto as regiões que mais se destacam na produção estão: Alto Paraná, Itapúa, Canindeyú, Caaguazú, São Pedro, Misiones, Concepción e Amambay.

*Com informações do site Capitan Bado

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.