Quatro crianças são resgatadas de caverna na Tailândia, segundo chefe da operação

Equipe de salvamento deve levar ao menos dez horas para preparar a próxima etapa da operação
08/07/2018 12:11 Mundo
Equipes de resgate da Tailândia trabalham na caverna em que 12 meninos estão presos com o técnico - Marinha Real Tailandesa/AP
Equipes de resgate da Tailândia trabalham na caverna em que 12 meninos estão presos com o técnico - Marinha Real Tailandesa/AP

​​Quatro dos 12 meninos presos há duas semanas em uma caverna alagadiça na Tailândia junto com seu treinador de futebol foram resgatados neste domingo, confirmou o chefe da operação de resgate, Narongsak Osatanakorn.

Os garotos foram encaminhados para o hospital —um deles seguiu de helicóptero. As condições de saúde não foram divulgadas. 

"A operação foi muito melhor do que o esperado", disse Osatanakorn, também governador da província de Chiang Rai, adicionando que as crianças mais saudáveis foram retiradas primeiro. 

A próxima etapa do resgate do restante do grupo deve levar entre dez e 20 horas para ser preparada. 

A agência Reuters e outros veículos chegaram a afirmar que seis crianças haviam sido retiradas da caverna, mas as informações não foram confirmadas.

​A ação teve início às 10h da manhã no horário local (por volta de 0h no Brasil) e tem previsão de durar de três a quatro dias, a partir deste domingo (8). 

A única maneira de retirar o grupo é navegando por passagens escuras e apertadas, cheias de água barrenta e correntes fortes, e também sem muito oxigênio. Um ex-SEAL da marinha tailandesa desmaiou fazendo o mergulho nesta sexta-feira e morreu.

Especialistas no trabalho em cavernas consideram a operação como a última saída para o resgate, especialmente com pessoas não treinadas como os meninos. O caminho é particularmente complicado devido a passagens estreitas, cheias de curvas e inundadas.    

Mas os líderes da equipe de resgate afirmam que as condições favoráveis, com tempo menos instável e nível das águas diminuindo, não devem durar. 

Tempestades são esperadas para os próximos dias e, além disso, a queda dos níveis de oxigênio dentro da caverna também preocupa a equipe de resgate. 

Neste sábado (7), autoridades haviam anunciado que a melhor janela para começar a operação de resgate seria em três ou quatro dias, apesar de chuvas.

Para conseguir chegar até o fim do caminho, os meninos receberam aulas de mergulho e serão acompanhados, cada um, por dois mergulhadores, enquanto são gradualmente resgatados do local.

​Narongsak Osatanakorn, governador da província, afirmou que 13 mergulhadores estrangeiros e cinco locais participarão da operação de salvamento. 

Dezenas de mergulhadores chegaram à caverna de Tham Luang na manhã de domingo, e as autoridades montaram lonas bloqueando a área de operação.

Na noite deste sábado (8), jornalistas e familiares precisaram deixar a área ao redor da entrada da caverna e, segundo o jornal britânico The Guardian, a medida aconteceu para facilitar a operação de resgate.

Fonte: Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.