Trump vê progresso em decisão da Coreia de Norte de suspender testes nucleares

Já Rússia comemora, mas pede que EUA diminua sua atividade militar na região; veja repercussão
21/04/2018 10:28 Mundo
Pessoas assistem televisão em imagem de arquivo: Coreia do Norte suspendeu testes nucleares - AFP
Pessoas assistem televisão em imagem de arquivo: Coreia do Norte suspendeu testes nucleares - AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (21) em tuíte que o "progresso está sendo feito por todos", ao comentar que recebeu a declaração do líder norte-coreano, Kim Jong Un, de que suspenderá imediatamente testes nucleares e lançamentos de mísseis.

Em outro tuíte, Trump já havia dito: "A Coreia do Norte concordou em suspender todos os testes nucleares e fechar um importante local de teste. Esta é uma notícia muito boa para a Coreia do Norte e o mundo-grande progresso! Ansioso por nosso encontro"

Na noite de sexta-feira (20, horário de Brasília), a Coreia do Norte anunciou a suspensão de testes nucleares e de mísseis de longo alcance. 

Segundo o comunicado, Pyongyang também promete desativar uma região no nordeste do país usada para testes nucleares.

Informações da agência estatal norte-coreana indicam que a decisão é uma aposta de Kim para obter crescimento e paz na península Coreana —o país está sob uma série de sanções internacionais por causa de seu programa nuclear, que freiam o crescimento de uma economia combalida e já limitada.

Fonte: Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.