Aeronave interceptada pela FAB fez pouso forçado em lago no Pantanal

26/04/2018 07:47 Policial
Aeronave após pouso forçado - Crédito: Divulgação / FAB
Aeronave após pouso forçado - Crédito: Divulgação / FAB

A aeronave interceptada pela FAB (Força Aérea Brasileira) a 150 km de Corumbá, fez pouso de emergência em um lago localizado na área do Parque Nacional do Pantanal sul-mato-grossense. Ainda não há informações sobre prisões ou apreensões de entorpecentes. O avião é suspeito de ser utilizado para o tráfico de drogas na fronteira.

Conforme o Correio do Estado, a aeronave, que vinha da Bolívia com suspeita de transporte de ilícitos, não tinha plano de voo. Para a ação foram seguidas medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, incluindo tentativa sem sucesso de interrogar o piloto do bimotor e ordem para mudança de rota e pouso obrigatório no aeródromo de Cuiabá (MT), que também não foi obedecida.

Na sequência, foi necessária que a defesa aérea comandasse um tiro de aviso, informando que o avião interceptado pousasse no aeródromo mais próximo, novamente sem resposta, sendo então disparado um tiro de detenção.

Ainda de acordo com  o portal do jornal Correio do Estado, após o tiro de detenção, a aeronave fez o pouso forçado. 

Esta é a segunda vez que a medida é tomada pela FAB. A outra ocorreu em 2015, quando um avião entrou no espaço aéreo brasileiro pelo Paraguai, também na fronteira com o Mato Grosso do Sul, mas em Mundo Novo. 

A ação faz parte da Operação Ostiumm realizados desde o início do ano passado para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto com a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública. 

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.