Brigadas do Exército iniciam operação para fiscalizar explosivos em MS

Trabalho começou ontem e são 40 empresas só na área da 9ª Região Militar, que abrange MS, MT e uma cidade de Goiás
25/04/2018 14:31 Policial
Militares do Exército começaram ontem a fiscalizar empresas que armazenam explosivos (Foto: Divulgação)
Militares do Exército começaram ontem a fiscalizar empresas que armazenam explosivos (Foto: Divulgação)

Começou ontem (24) a quarta edição da Operação Rastilho, desenvolvida pelo Exército Brasileiro para fiscalização e controle da produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de explosivos e produtos correlatos. O objetivo é combater a atuação desses produtos em atividades criminosas. A ação acontece em todo o país.

Na área de responsabilidade da 9ª Região Militar, que abrange Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças (GO), a fiscalização está sendo feita por militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, sediada em Corumbá, e da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Cuiabá (MT).

A operação é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados e conta com a participação de órgãos de segurança e ordem pública e agências governamentais.

De acordo com a assessoria do Exército, a operação vai atingir pelo menos 40 empresas e foi planejada com base no trabalho de inteligência e outros dados operacionais.

Desde 2015, quando ocorreu a primeira edição da Operação Rastilho, a fiscalização tem alcançado resultados positivos, segundo a avaliação do Exército, colaborando para coibir o uso de produtos controlados pelo Exército em atividades ilícitas.

Na operação do ano passado, sete empresas de extração de minérios, prestadoras de serviços de detonação para construção civil e depósitos de explosivos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso foram autuadas por infringirem a legislação sobre estoque e armazenamento de explosivos, como a dinamite.

Fonte: Helio de Freitas / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.