Denunciado por vários crimes, líder do MSTB deixa delegacia e vai para PED
Líder do MSTB (Movimento Sem-Terra Brasileiro) em Dourados, Vanildo Elias de Oliveira, 43, o "Douglas", foi transferido para a PED (Penitenciária Estadual) há pouco. Ele estava preso no 1º Distrito Policial do município desde quarta-feira, quando foi autuado por incitar incêndio a propriedade rural da família Bumlai, na segunda-feira.
Integrantes do movimento realizaram manifestações em frente a delegacia na manhã desta quinta-feira (21), querendo a liberação do rapaz.
Ele foi denunciado pelos crimes de desobediência, associação criminosa, danificar floresta de preservação permanente e mais três artigos de dolo qualificado no Código Penal, além de ameaça.
A prisão
Na segunda-feira, de acordo com o boletim de ocorrência, oficiais de justiça chegaram em propriedade rural ocupada pelo grupo na BR-463 com medida judicial de reintegração de posse, porém, conforme relato à polícia, Vanildo incitou aproximadamente 50 pessoas a intervir.
Na ação, eles ameaçavam atear fogo em equipamentos e, ainda conforme os oficiais, incendiaram propriedades rurais.
O fogo atingiu em torno de 300 hectares, causando prejuízo a dois produtores rurais de R$ 2 milhões, segundo denúncia feita à polícia. Dois tratores, pá carregadeira e caminhonete por pouco não foram queimadas também.
Após a confusão, as autoridades que estavam no local recuaram e registraram a ocorrência no 1º Distrito Policial de Dourados.
Na delegacia o sem-terra negou todas as acusações.
Vanildo lidera o movimento nos municípios de Dourados, Nioaque, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Nova Andradina e Miranda.
Fonte: Do Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.