Dia do Policial Civil e Militar é comemorado por aqueles que têm orgulho em proteger
Policiais Militares de Itaporã encaminhando quadrilha presa em fevereiro deste ano à Delegacia de Polícia Civil, ocorrência envolveu as duas corporaçõ
Neste dia 21 de Abril é comemorado o Dia do Policial Civil e Militar. A equipe do iFato, que vive e vivencia dia a dia o trabalho desses heróis anônimos em Itaporã, traz aqui uma singela homenagem - mereciam muito mais, é claro - a todos os policiais civis e militares do Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil pelos relevantes serviços prestados ao País e ao povo brasileiro.
Que cada um de vocês continue com essa nobre e árdua missão, defender a sociedade e o cidadão de bem, ainda que colocando em risco a própria vida. Infelizmente, nem todos da sociedade reconhecem esse trabalho incansável e de risco, mas o iFato, reconhecendo a importância de cada um de vocês, presta essa homenagem e tem o prazer de noticiar as ações realizadas pelas Corporações.
Tiradentes, patrono das polícias Militar e Civil
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, era alferes (equivalente a segundo tenente) da 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais. Ele se tornou mártir da Inconfidência Mineira, movimento contra a opressão do Governo Português no período colonial em 1789. Por sua demonstração de amor à Pátria, em 1946, o então presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu o dia 21 de abril como o Dia das Polícias Militares e Civis.
Carta escrita por Policial antes de ser morto em serviço
O Policial Militar Alex Oliveira Suzarte, que foi morto durante uma perseguição a dois assaltantes na madrugada do dia 21 de janeiro de 2012, escreveu um poema poucos meses antes de morrer relatando a rotina de ser policial. Intitulado de ‘Enquanto todos dormem’, o poema descreve algumas dificuldades enfrentadas pela vítima a cada turno do trabalho.
Veja abaixo a íntegra do poema escrito por Alex Suzarte:
"Enquanto todos dormem
Enquanto todos dormem eu estou em lugares inimagináveis, matagais intransponíveis, bueiros fétidos, casas abandonadas entre outros lugares que alguém normal se recusaria a ir.
Enquanto todos dormem eu estou em alerta máximo, tentando não apenas defender pessoas que nunca vi nem mesmo conheço, mas também tentando sobreviver.
Enquanto todos dormem no aconchego de suas casas, debaixo dos cobertores, eu estou nas ruas debaixo da forte chuva, com frio e cansado madrugada a dentro.
Enquanto todos dormem eu estou travestido de herói, e mesmo não tendo super-poderes estou pronto para enfrentar o perigo, para desafiar a morte e quiçá sobreviver.
Enquanto todos dormem estou dividido entre o medo da morte e a árdua missão de fazer segurança pública;
Enquanto todos dormem eu sonho acordado com um futuro melhor, com o devido respeito, com um salário justo com dias de paz, mas principalmente com o momento de voltar para casa e de olhar minha esposa e filhos e dizer-lhes que foi difícil sobreviver a noite anterior, que foi cansativo e até frustrante, mas que estou de volta, e que tenho por eles o maior amor do mundo.
Este texto eu dedico a todos os policiais que como eu só desejam voltar para casa vivo."
Fonte: Homenagem adaptada de texto do site MassapeCeara
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.