DOF promove ciclo de palestras visando prevenir iniciação de jovens e adolescentes ao crime

07/05/2015 17:08 Policial
Durante uma das palestras ministradas pelo DOF.. Assessoria/DOF
Durante uma das palestras ministradas pelo DOF.. Assessoria/DOF

No intuito de contribuir no campo social da cidade de Dourados, atuando na vertente de Polícia Comunitária, o Departamento de Operações de Fronteira – DOF, na pessoa de seu Assessor de Comunicação Social, o Sargento PM Julio C.T. Arguelho, iniciou um ciclo de palestras motivacionais que visa desestimular a iniciação de jovens e adolescentes ao crime, principalmente ao uso e ao tráfico de drogas.

Nos últimos meses, traficantes tem aliciado menores e, principalmente meninas, para trabalharem como “MULAS” do tráfico, com promessas de dinheiro fácil e de uma vida de artista, o que tem preocupado os gestores de segurança pública e principalmente os órgãos que tratam diretamente do policiamento de fronteira, como o DOF, que implementou estudos que permitiram traçar um perfil básico das possíveis vítimas desses criminosos.

Somente no mês de abril de 2015, foram presas por tráfico de drogas, 52(cinquenta e duas) pessoas, das quais 13(treze) delas são adolescentes e desses, 10(dez) são meninas.

Esse perfil foi estudado e, com base nele, desenvolvido uma palestra especifica para tratar desse assunto de forma simplificada e focalizada. Nela são tratadas inicialmente aspectos práticos sobre a Lei 13.010/ 2014 “Lei da Palmada” que altera Art. 18 do ECA; Princípios de autoridade; Trabalhos realizados pelo DOF e, Sistema de Punibilidade Criminal no Brasil.

A primeira palestra neste formato foi ministrada hoje na parte da manhã, na escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, a convite da Diretora Denize Portolann de Moura Martins e contou com a presença de 150(cento e cinquenta) alunos do 5º ao 9º ano, com a faixa etária de 12 a 16 anos e professores da escola Aurora.

“O contato com o público escolar dessa faixa etária foi muito positivo, pois eles possuem o perfil que criminosos buscam para o tráfico e, com esse primeiro contato pudemos exemplificar os riscos que correm ao ingressar na vida criminal, acendendo um sinal de alerta”. Diz o palestrante.

Esse trabalho social do DOF deve continuar, tanto que a Assessoria de Comunicação Social colocou à disposição um telefone de contato para que as demais escolas de Dourados que queiram receber essa palestra, entrem em contato e agendem suas datas. O telefone é 9987-9514.

 

Fonte: Assessoria Departamento de Operações de Fronteira

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.