Dourados pede 2 delegacias da mulher; cidade é 2ª em assassinatos

16/07/2014 11:42 Policial
Projeto da delegacia da mulher apresentada pelo Governador André Puccinelli.. Divulgação
Projeto da delegacia da mulher apresentada pelo Governador André Puccinelli.. Divulgação

As Normas Técnicas de Padronização das delegacias da Mulher, documento do Ministério da Justiça aponta que Dourados deveria ter duas delegacias especializadas para o atendimento às vítimas de violência, sendo uma delas funcionando em plantão 24h.

Isto porque, para uma população de até 300 mil habitantes, está prevista na Legislação duas Delegacias da Mulher, com no mínimo três delegados, 42 agentes policiais, quatro apoios administrativos e dois serviços gerais. Com uma população de mais de 200 mil habitantes, hoje Dourados conta com apenas uma delegacia, funcionando sem sede própria, em local improvisado.

O mais grave disso, é que a unidade presta atendimento somente em horário comercial, ou seja, ou seja, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Recentemente a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Édna Bonelli, disse ao Douradosagora que sem a Delegacia da Mulher 24h, a estrutura não cumpre o papel pelo qual foi criada.

“As delegacias especializadas foram criadas para evitar que as mulheres passassem por constrangimentos e vergonha nos plantões gerais. É importante salientar que para preservar este direito é necessário que este serviço de proteção seja ininterrupto, já que a violência não tem horário para acontecer”, destaca. Em relação a isto recentemente o governador André Puccinelli disse que o projeto está em análise.

 

Fonte: Valéria Araújo/Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.