Durante a Caravana da Saúde, DOF deflagra operação "Narcos" em Corumbá

05/10/2015 16:59 Policial

Durante a realização da Caravana da Saúde, promovida pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com a presença do governador Reinaldo Azambuja, a vice Governadora Rose Modesto, Governador do Estado de Mato Grosso Pedro Taques e a primeira dama Samira Taques, bem como o prefeito de Corumbá Paulo Duarte e a cúpula da Secretária de Estado de Saúde, o Departamento de Operação de Fronteira desencadeou a operação “Narcos”, com a finalidade de tirar de circulação criminosos e mulas do tráfico de cocaína, que comumente fazem o transporte dessa droga da Bolívia até os grandes centro no Brasil.

A operação reforçou o efetivo do DOF na região, pois devido ao fluxo gerado por brasileiros e bolivianos motivados pela Caravana da Saúde em Corumbá/MS, poderiam movimentar também o narcotráfico Bolívia X Brasil, uma vez que todas as forças de segurança estavam também envolvidas no evento.

Durante os dias da realização da Caravana da Saúde em Corumbá, três pessoas foram presas pelo DOF na região, sendo uma delas integrante de uma facção que age dentro dos presídios do estado.

André Luís Marques Pereira de 27 anos, conhecido como “MENOR”, foi preso na madrugada sexta-feira (02) por uma equipe do DOF, de posse de munições cal 357 na região de Corumbá.

O fato ocorreu por volta das 00h30, quando policiais realizavam um bloqueio policial na BR-262 e abordaram um veículo Honda Civic de cor preta com placas de Contagem-MG, tendo como passageiro André Luis. Sendo que foi localizado uma caixa de munição cal 357 que foram adquiridas pelo mesmo na Bolívia.

Em pesquisa foi constatado que o acusado pertencia a facção denominada PCC, não sendo possível precisar sua presença na cidade de Corumbá.

A campo-grandense Emanueli Rasek Scotti de 27 anos, foi presa na tarde dessa sexta-feira (02) por uma equipe do DOF, com quase meio quilo de cocaína em um ônibus na região de corumbá.

O fato ocorreu por volta das 18h20, quando policiais realizavam um bloqueio policial na BR-262, posto Lampião Aceso e abordaram um ônibus que fazia o itinerário Corumbá X Campo Grande-MS.

Em vistoria na bagagem de Emanueli foi encontrado um tablete de cocaína que após pesagem totalizou 400 gramas. Segundo a acusada, receberia 400 reais pelo transporte da droga até Campo Grande.

Elias Alves da Silva de 28 anos, morador em Bonito-MS, foi preso no final da manhã desse sábado (03) por uma equipe do DOF, transportando 35 cápsulas de cocaína no estômago.

O fato ocorreu por volta das 11h30, quando policiais realizavam um bloqueio policial na BR-262, posto Lampião Aceso e abordaram um ônibus que fazia o itinerário Corumbá X Campo Grande-MS, sendo que em vistoria as bagagens e pessoas no ônibus, Elias apresentou nervosismo desmotivado sendo questionado sobre algum ilícito que pudesse estar levando, vindo a confessar que estaria com 35 cápsulas de cocaína em seu estomago.

Esse tipo de traficante é conhecido no meio policial como “barrigueiro”, pois leva droga no próprio corpo.

Foi constatado ainda contra o mesmo, um mandado de prisão expedido pela justiça da comarca de Bela Vista-MS. O autor foi encaminhado ao hospital da cidade de Corumbá, onde passou por Raio X, sendo constatada a presença das cápsulas em seu estômago e iniciado o processo para expeli-las, sendo que após 24 horas, foram expelidas todas as cápsulas, totalizando 400g de cocaína.

Operação batizada como “NARCOS” foi alusiva a série de sucesso na TV, que retrata a vida os “modus operandi” de narcotraficantes de cocaína nos anos 80, teve início em 01 de outubro e terminou no dia 04, tendo como principais resultados três prisões, abordagens a 1190 veículos e ônibus, e 400 checagens a pessoas e veículos, e ainda a participação efetiva durante os eventos relacionados a Caravana da Saúde.

 

Fonte: Assessoria do Departamento de Operações de Frontei

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.