Escritório de Contabilidade em Itaporã é alvo de operação policial

Duas vítimas compareceram à Delegacia e noticiaram que haviam sido notificadas pela Receita Federal em razão de débitos fiscais, somente a partir daí descobriram o golpe
08/11/2019 13:45 Policial

A Polícia Civil cumpriu hoje, 08 de novembro de 2019, um mandado de busca na residência e escritório de uma contadora em Itaporã, suspeita de cometer crimes de apropriação indébita e falsificação de documentos contra clientes de seu escritório.

Conforme o Delegado de Polícia Civil de Itaporã, Dr. Rauali kind Mascarenhas, nas últimas semanas, em momentos distintos, duas vítimas compareceram à Delegacia e noticiaram que haviam sido notificadas pela Receita Federal em razão de débitos fiscais, no montante aproximado de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) e R$ 10.000,00 (dez mil reais), respectivamente. A notificação teria causado estranheza às vítimas, já que elas eram clientes de uma contadora, responsável por fazer os recolhimentos fiscais e manter a regularidade junto à Receita Federal, e inclusive havia comprovantes daqueles recolhimentos. 

Diante das informações, foi levantado que os referidos comprovantes de recolhimento que eram apresentados pela contadora às vítimas se tratavam de documentos falsificados. A suspeita, aparentemente, apropriava-se dos valores que lhes eram confiados pelos clientes e emitia um comprovante de recolhimento adulterado.

Os valores pagos pelos clientes se destinavam ao recolhimento de imposto de renda, contribuição previdenciária e FGTS. Ainda não é possível quantificar o prejuízo total que as vítimas suportaram, já que sobre os débitos fiscais e previdenciários incidirão multas e juros.

Durante o cumprimento do mandado de busca foram apreendidos vários documentos, um computador e seis carteiras de trabalho, que a suspeita não conseguiu explicar porque encontravam em seu poder.

O delegado ainda informou que é possível que haja outras vítimas que ainda não tomaram conhecimento da situação, isto é, é possível que a investigada tenha se apropriado de valores de contribuições de outros clientes, sem recolhê-los à Receita e ao INSS. 

As duas vítimas que já procuraram a Delegacia e relataram a situação tomaram conhecimento dos crimes por acaso. Fica então o alerta a todos os itaporaenses em condições parecidas, para que verifiquem se estão com seus débitos quitados junto aos órgãos fiscais. Caso haja alguma irregularidade, procure imediatamente a Delegacia da Polícia Civil e apresente a situação.

Fonte: Itaporã News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.