Frente fria provoca tempestade com raios no sul de MS; dois morrem

22/10/2013 22:48 Policial

A frente fria que passa pela região sul do Estado provocou tempestades com descargas elétricas na noite desta segunda-feira. Dois homens morreram ao serem atingidos por raios, em Caarapó. Na semana passada um jovem também morreu vítima de raio, em Dourados.

A forte chuva de ontem atingiu principalmente as cidades do extremo sul do Estado. Em Dourados a chuva não foi considerada uma tempestade.

Na cidade de Caarapó, distante a 52 quilômetros de Dourados, a forte chuva esteve acompanhada de descargas elétricas. As duas vítimas residiam na aldeia Te' Yikuê. Idalecio Roque, de 68 anos, foi atingido pelo raio quando chegava em casa, por volta das 20h. Uma hora depois, Fabrisio da Silva, de 56 anos, também morreu, no entanto, ele estava no interior de sua residência.

Em Glória de Dourados, a 76 quilômetros de Dourados, a chuva também foi forte, com registro de várias descargas elétricas, uma oportunidade para o fotógrafo Rafael Henrique, aficionado em imagens de fenômenos da natureza, voltar a registrar um grande 'clarão' no céu da cidade.

"Desta vez foi mais fácil, devido a grande incidência de descargas elétricas, mas mesmo assim fiz várias fotos até conseguir captar a imagem ideal", disse o fotógrafo. Em fevereiro deste ano uma foto dele, também de raio, foi reproduzida pelo portal G1, da Rede Globo, e exibida a todo país durante a transmissão do telejornal “Bom Dia Brasil".

Rafael Henrique registrou as imagens da varanda da sua casa. "Da outra vez saí na rua, mas depois de saber que um jovem morreu na rua, em Dourados, ao ser atingido por um raio, decidi fazer as imagens de um local mais seguro", explica.

No Brasil, por ano, cerca de 130 pessoas morrem ao ser atingidas por raios, segundo o Instituto Nacional e Pesquisas Espaciais (Inpe). Outras 200 pessoas ficam feridas e as descargas elétricas ainda causam prejuízos anuais da ordem de R$ 1 bilhão no país. Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados que mais registram mortes por raios.

Segundo informações do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), a frente fria já está se afastando do Estado, entretanto deixa instabilidade que causará pancadas de chuva na região centro-sul e oeste de MS com volume estimado de até 10 milímetros. São chuvas acompanhadas de descargas elétricas.

Em Dourados, há probabilidade de chuva esta noite, mas amanhã o sol volta a reaparecer. No entanto, segundo a meteorologia estendida do Climatempo, a previsão sinaliza que, a partir de quinta-feira, a chuva deverá retornar, se estendendo até o final de semana.

Como se proteger de raios

Pesquisas mostram que 80% das circunstâncias em que acontecem mortes por raios podem ser evitadas se as pessoas souberem como se proteger. E por isso o Inpe criou uma cartilha com informações sobre proteção contra raios. Confira nas imagens abaixo.

Fonte: Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.