Governo do MS investe em equipamentos para revistas nos presídios

Serão comprados mais 23 escâneres corporais, para melhorar a fiscalização nas unidades de MS
29/02/2020 19:18 Policial
Aparelho de escâner sendo usado em unidade de MS (Foto: Agepen)
Aparelho de escâner sendo usado em unidade de MS (Foto: Agepen)

O governo estadual vai investir R$ 5,1 milhões para aquisição de mais equipamentos, que serão usados em revistas nos presídios de Mato Grosso do Sul. Serão comprados 23 escâneres corporais. A intenção é impedir entrada de celulares e objetos irregulares dentro das unidades.

Este recurso disponível veio do Fundo Penitenciário Nacional, seguindo as novas regras definidas pela Depen (Departamento Penitenciário Nacional). Além da compra, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) vai receber a doação de mais quatro aparelhos deste modelo.

Segundo as autoridades, a tecnologia destes aparelhos é a mesma utilizada nos presídios federais. Eles serão enviados para as unidades (prisionais) que possuem maior movimentação de visitantes, entre elas as de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.

De acordo com o governo, estes aparelhos possuem tecnologia de ponta, com baixa dose de raios-x, além de gastar poucos segundos para fazer a inspeção. Eles poderão detectar objetos como líquidos, explosivos, drogas, fios metálicos e plásticos, que estiverem introduzidos no corpo.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, ressaltou que desta forma a inspeção nas unidades será mais “eficaz”, sem constrangimento para quem passa pela revista. Ele ainda adiantou que já está em andamento um processo licitatório para compra de mais 10 escâneres em esteira, que irá fiscalizar sacolas e objetos.

O sistema penitenciário do Estado já conta com seis escâneres instalados em Campo Grande, Paranaíba, Dois Irmãos do Buriti e Coxim, sendo que cinco (aparelhos) foram comprados com recursos da Fundo Penitenciário Nacional.

Fonte: Leonardo Rocha / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.