Indústria da multa se moderniza em Dourados e começa a usar talonário eletrônico
Agentes de trânsito e guardas de Dourados fazem blitz utilizando o talonário eletrônico de multas. Foto: A. Frota
Guardas Municipais e Agentes de trânsito de Dourados passam por treinamento para utilização do talonário eletrônico de multas. O equipamento dará mais segurança, agilidade e precisão ao trabalho desenvolvido pelos fiscalizadores.
Representantes da Guarda e da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) passaram por treinamento teórico sobre o novo aparelho na semana passada, em Campo Grande. Nesta terça e quarta-feira, técnicos do Detran estão em Dourados para acompanhar a parte prática da capacitação.
“Os equipamentos já estão em uso”, explicou o comandante da Guarda Municipal João Vicente Chencarek. Para o município foram encaminhados sete talonários, sendo que cinco ficarão com os agentes de trânsito, um com a Guarda Municipal e outro com a Polícia Militar, que também passou por treinamento.
“Quando os aparelhos foram licitados esta era a nossa demanda, que hoje está maior. Todos os guardas e agentes serão capacitados gradativamente para utilizar o talonário eletrônico e a previsão é de que mais aparelhos sejam encaminhados ao município”, complementou Chencarek.
AGILIDADE
Entre as principais vantagens do equipamento está a agilidade que deve proporcionar às abordagens. Isso porque uma vez o agente registrando o número da placa no talonário, já tem acesso a todos os dados do veículo para consulta e preenchimento da multa. Ele ainda pode consultar os dados do condutor somente pelo nome.
“É possível ver se o veículo tem restrição devido ao licenciamento atrasado, se é objeto de furto ou qualquer outra pendência. Além disso, é possível consultar quem é o proprietário do veículo e os dados do condutor, se ele é habilitado ou se a habilitação está vencida”, exemplifica o comandante.
“Toda a checagem é feita na hora rapidamente e tudo o que é registrado no aparelho, vai direto para o sistema da prefeitura e do Detran”, explica. O condutor ainda recebe sua notificação impressa no momento em que a multa é emitida.
Antes do equipamento, todo o trabalho era realizado manualmente. Os dados do condutor do veículo preenchidos numa planilha e as checagens de pendências do veículo ou conduto, feitas na central da Guarda Municipal através de telefone ou rádio. “Isso tudo demanda tempo. Com o sistema online, vai direto e, além disso, condutor e agente de fiscalização ficam menos tempo em cada ocorrência”, complementou Vicente.
APERFEIÇOAMENTO
Paralelo a esta atividade, a Prefeitura de Dourados dá continuidade ao curso de atualização para agentes de fiscalização de trânsito, iniciado na semana passada. Participam guardas municipais, policiais militares e agentes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte).
Entre os dias 5 e 9 deste mês foi capacitada a primeira turma. Desde segunda-feira a segunda turma do curso iniciou as aulas que seguem até sexta-feira. Cada uma destas possui 50 profissionais de segurança pública ligados ao trânsito.
Na capacitação eles passam por aulas teóricas e práticas que tratam da atualização sobre legislação e normais de conduta no trânsito, técnicas de abordagem, primeiros socorros, entre outros. “A legislação e as técnicas utilizadas no trânsito estão em constante mudança, por isso é importante os fiscalizadores estarem sempre atualizados sobre as alterações”, acredita o comandante da guarda.
A medida ainda é uma exigência do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito). Todo agente de fiscalização de trânsito precisa passar por um curso de formação para começar a atuar e fazer atualização a cada cinco anos.
Com as aulas em Dourados, é possível também debater sobre as especificidades do município para aprimorar o trabalho. “O prefeito Murilo tem feito melhorias no trânsito de Dourados, como a sinalização das vias e instalação de novos semáforos. Então os agentes precisam estar preparados para orientar a população e fiscalizar quando é preciso”, destacou o comandante da Guarda Municipal.
Fonte: Dourados Informa
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.