Itaporã na rota de operação da Polícia e Enersul contra furto de energia em MS
A Polícia Civil e a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul deflagraram a operação "Alta Voltagem" na manhã desta quinta-feira (22), em 12 cidades do estado. O objetivo é desarticular uma quadrilha especializada em fraude para o furto de energia elétrica.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos acessam o sistema dos medidores eletrônicos, que funcionam por meio de um software, e alteram a programação dos relógios, que passam a registrar um consumo menor de energia elétrica.
Ainda segundo a Polícia Civil, a atuação da quadrilha é inédita. Até o momento, o crime "cibernético" foi identificado apenas em unidades consumidoras de Mato Grosso do Sul.
A polícia investiga ainda se a quadrilha é especializada em crimes cibernéticos ou se a codificação do sistema, que possibilita a fraude, saiu da própria fabricante da tecnologia.
Serão cumpridos 62 mandados de busca e apreensão nas cidades de Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Corumbá, Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Itaporã, Jardim, Maracaju, Naviraí e Ponta Porã.
Na capital sul-mato-grossense, a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão em um condomínio de casas na Vila Bandeirantes. No mesmo local, técnicos da concessionária de energia elétrica identificaram outro medidor de energia elétrica fraudado. Os dois equipamentos foram apreendidos e substituído por outros relógios.
Segundo a Polícia Civil, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão no bairro Mata do Jacinto. Um homem foi preso como suspeito de ser integrante da quadrilha.
Participam da operação 21 delegados, 63 policiais civis, 61 equipes de eletricista e 15 supervisores da Enersul.
Fiscalização da polícia e da Enersul (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)
Fonte: G1 MS
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.