Líder sem-terra é preso após resistir a reintegração de posse em Dourados

21/09/2017 10:09 Policial
Grupo se concentra em frente ao 1º Distrito Policial de Dourados pedindo a liberação do preso. Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News
Grupo se concentra em frente ao 1º Distrito Policial de Dourados pedindo a liberação do preso. Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News

Líder do MSTB (Movimento Sem Terra Brasileiro) em Dourados, Vanildo Elias de Oliveira, 43, o "Douglas", foi preso na quarta-feira (20) acusado por vários crimes. O fato ocorreu dois dias depois da resistência do grupo acampado em propriedade rural da família Bumlai às margens da BR-463, próximo ao trevo de acesso ao município de Laguna Carapã, descumprir medida judicial.

De acordo com o boletim de ocorrência, oficiais de justiça chegaram ao local na segunda-feira com a ordem de desocupação da área, porém, conforme relato deles, Vanildo incitou aproximadamente 50 pessoas para intervir.

Na ação, eles ameaçavam atear fogo em equipamentos e, ainda conforme os oficiais, incendiaram propriedades rurais.

O fogo atingiu em torno de 300 hectares, causando prejuízo a dois produtores rurais de R$ 2 milhões, segundo denúncia feita à polícia. Dois tratores, pá carregadeira e caminhonete por pouco não foram queimadas também.

Após a confusão, as autoridades que estavam no local recuaram e registraram a ocorrência no 1º Distrito Policial de Dourados.

Na quarta-feira, Vanildo e outro grupo sem-terra teriam tentado ocupar propriedade rural no município de Miranda. Houve confusão e o líder acabou agredido, precisando inclusive ser encaminhado ao hospital daquela cidade.

Policiais civis do SIG (Setor de Investigações Gerais) tomaram conhecimento do fato e se deslocaram àquela região, onde efetuaram a prisão do homem.

Já em Dourados, ele foi denunciado pelos crimes de desobediência, associação criminosa, danificar floresta de preservação permanente e mais três artigos de dolo qualificado no Código Penal, além de ameaça.

Na delegacia, o sem-terra, acompanhado de advogado de Brasília (DF), negou todas as acusações.

Ele permanece preso no local. Nesse momento, dezenas de pessoas ligadas ao MSTB se aglomeram na frente do 1º Distrito Policial, porém, não há qualquer manifestação.

Vanildo lidera o movimento nos municípios de Dourados, Nioaque, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Nova Andradina e Miranda.

Fonte: Do Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.