Morador em Jardim derruba drone com tiro ao sobrevoar sua residência

Regulamentação de drones permite que equipamento seja operado a uma distância de 30 metros de pessoas que não derem autorização
27/02/2019 15:44 Policial
Foto: Divulgação/ZDK News/José Pereira
Foto: Divulgação/ZDK News/José Pereira

Durante o último final de semana, um morador de Jardim revoltou-se com um drone que constantamente sobrevoava sua residência e o derrubou com um tiro de espingarda.

Conforme o site ZDK News, o morador sentiu sua privacidade e de sua família prejudicada pelos constantes rasantes que o drone efetuava em sua residência.

Ainda conforme o site, em dado momento o morador irritou-se, e com uma espingarda, efetuou um tiro que derrubou o equipamento.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou em 2017 o regulamento para o uso de aeronaves remotamente pilotadas, os drones. Os equipamentos mais utilizados deste segmento enquadram-se na classe 3 citada no regulamento, para estes é determinado que o drone seja cadastrado no site da Anac, que o piloto tenha idade mínima de 18 anos e que o equipamento seja operado a menos de 120 metros de altura e a uma distância de 30 metros de pessoas que não derem autorização.

Quem for flagrado usando drones em desacordo com as normas aprovadas pela Anac pode responder a processo administrativo, civil e penal. O piloto pode até ser preso se for considerado que o uso do equipamento coloca embarcações ou aeronaves em perigo, ou que traz risco direto à vida ou à saúde de outras pessoas.

Saiba mais sobre o regulamento para o uso de aeronaves remotamente pilotadas.

Na matéria do ZDK News não informa se o morador tem porte para arma de fogo.

Fonte: Aislan Nonato, do iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.