Moradores de bairro de Dourados criam grupo no WhatsApp para prevenir assaltos

10/08/2017 08:26 Policial
PM durante ação na região do Parque Alvorada - Foto: Divulgação
PM durante ação na região do Parque Alvorada - Foto: Divulgação

Moradores do Parque Alvorada, bairro localizado na região Noroeste de Dourados, criaram há alguns meses, um grupo no aplicativo whatsapp para se comunicarem e evitar possíveis assaltos.

O grupo ‘Moradores do Parque Alvorada’, que já atingiu o limite de participantes, tem sido uma ótima ferramenta contra ações de criminosos, isso porque os moradores quando avistam pessoas ou veículos suspeitos, anunciam no grupo deixando os demais em alerta.

Na última quinta-feira (03), vereadores, representante do secretário de Segurança, José Carlos Barbosa e da prefeita Délia Razuk (PR) se reuniram com os moradores, no Pólem da Escola Municipal Aurora Pedroso de Carmargo, para discutir a construção de um posto comunitário e da intensificação das rondas policias na região.

Moradora no Parque Alvorada há 20 anos, Maria Helena, Advogada e Secretária da Associação de Moradores do Bairro, informou à reportagem que o posto policial é possibilidade, porém a longo prazo.

"Na reunião vários assuntos foram discutidos, entre eles a construção de um posto comunitário da polícia, porém não para agora. Como solução imediata, as rondas aqui no bairro foram intensificadas", disse.

A moradora relata ainda que ela mesma já foi assaltada no ano passado quando chegava em casa.

"Eu chegava do serviço e quando estacionei carro na garagem, percebi que a porta da sala abriu, quando entrei, me deparei com dois homens que levaram várias coisas de valor, entre elas meu notebook, que foi o meu maior prejuízo", afirma.

Ela também comenta sobre a demora no atendimento por parte dos organismos de segurança para atender o chamado.

"No dia que fui assaltada, demorei uma hora para conseguir falar na polícia, pois o telefone só dava ocupado e quando consegui falar, eles demoraram a vir", conclui afirmando que um aplicativo para os moradores, está sendo desenvolvido.

O aplicativo chamado ‘S.O.S Segurança’ promete funcionar de forma prática e rápida. Se a pessoa for assaltada, ela poderá acionar o aplicativo no botão ‘Assalto’ e imediatamente aparecerá para a polícia o endereço da pessoa.

Na reunião ficou decidido que um conselho será formado por moradores, para ajudar no trabalho da polícia, o nome será Conselho Comunitário de Segurança.

De acordo com o assessor de comunicação da Polícia Militar, sargento Júlio César Arguelho, por dia acontecem de 15 a 20 rondas no bairro com ênfase nas motocicletas.

"Nós realizamos ronda todos os dias, o número de abordagem chega a 20, com maior atenção a motocicletas, visto que é um veículo de fácil fuga e também porque o maior número de assaltos acontece, geralmente, por meio das motocicletas", conclui.

Na terça-feira, por exemplo, uma etapa da Operação Saturação ocorreu na região, resultando em cumprimento de mandado de prisão e notificações a veículos irregulares.

Fonte: Do Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.