MS registra pelo menos 3,4 estupros por dia

11/11/2014 17:38 Policial
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Mato Grosso do Sul registra média de 3,46 casos de estupro por dia. Os dados fazem parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, estudo divulgado na segunda-feira (10) durante o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e que mostra a quantidade de casos do tipo registrados no Estado durante 2013.

De acordo com o documento apresentado, em terras sul-mato-grossenses, 1.263 estupros foram denunciados no período de janeiro a dezembro do ano passado. Apesar da quantia, a soma é menor do que o mostrado pelo mesmo estudo há dois anos, quando as ocorrências do tipo chegaram a 1.358.

A conta leva o Estado ao segundo lugar do país em relação ao fato, perdendo apenas para Roraima, onde 66,4 pessoas são vítimas a cada grupo de 100 mil habitantes. Por aqui, são 48,7 casos para cada 100 mil.

Para se ter uma ideia, a média local é bem superior a Minas Gerais, que no mesmo período de tempo, registrou 1.427 crimes como o citado, porém, para uma população de mais de 20 milhões de pessoas, quase 10 vezes maior que a de Mato Grosso do Sul.

Após MS, aparecem Rondônia (48,1), Amapá (45,4), Santa Catarina (44,3) e Acre (44,3) são as unidades da federação onde existe maior incidência desses casos. Goiás apresenta a menor taxa do país, com 6,8 para cada 100 mil habitantes.

BRASIL
A nível de Brasil, o Anuário aponta que foram registrados em 2013, 50.320 estupros. Porém, no mesmo estudo, a estimativa é que esses números correspondam a apenas 35% de todos os casos.

“Apenas 35,23% das vítimas de estupro costumam relatar o episódio às polícias, segundo pesquisas internacionais. Assim é possível que o Brasil tenha convivido no ano passado com cerca de 143 mil estupros”, relata o estudo.

Levando os cálculos para esta linha de raciocínio, os casos em Mato Grosso do Sul podem chegar a aproximadamente 3,5 mil.

 

Fonte: Adriano Moretto/Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.