Número de mortes no trânsito dobra em dois anos
Número de vítimas fatais em acidentes ocorridos em Dourados teve aumento significativo este ano (Foto: Arquivo/Ademir Almeida).
Conforme dados estatísticos do Detran (Departamento de Trânsito) em Mato Grosso do Sul, o número de vítimas fatais em acidentes registrados em Dourados dobrou nos últimos dois.
Entre janeiro e julho de 2012, o total de acidentes com mortes para este mês era de 19 em meio a 1.075 vítimas. E 2013 o número aumentou 21%, ‘pulando’ para um total de 23 mortos em meio a 1.033 vítimas de acidentes. Já no mesmo período de 2014 o total de vítimas fatais em acidentes de trânsito foi de 37, e 905 vítimas, praticamente o dobro de 2012.
Outro detalhe apontado no levantamento do Detran-MS é que além de julho de 2014 ter tido um registro maior de vítimas fatais, houve diminuição no número de vítimas totais (incluindo feridos) com relação ao mesmo mês de 2013 (-12%), o que pode vir a indicar um grau de violência maior nas ocorrências.
Os dados do Detrans-MS são coletados com base em informações do Pelotão Municipal de Trânsito e a morbimortalidade (de acordo com o Ministério da Saúde, refere-se à incidência das doenças e/ou dos óbitos numa população) com parâmetro de até 30 dias da data do acidente.
Na avaliação do diretor do Detran-MS em Dourados, Aparecido Dias Duarte, o índice é o contínuo reflexo da união de fatores como o aumento da frota e a imprudência dos condutores.
“Temos um aumento na frota de milhares de veículos por ano, e além disso, o nosso grande problema que acaba gerando este índice de violência e morte no trânsito, continua sendo as imprudências bárbaras cometidas pelos motoristas”.
Conforme Duarte já chega a ser “cansativo” abordar a questão que envolve educação no trânsito, mas ela se faz continuamente necessária na rotina de atividades desenvolvidas pelo departamento porque os condutores parecem não querer assimilar o risco e a necessidade de prudência quando o assunto é direção e trânsito.
“Trabalhamos intensamente com campanhas educativas, com o objetivo de preparar o motorista, e fazê-lo assimilar suas responsabilidades no trânsito. Mas, é preciso que isso seja feito em parceria, porque não adianta também que os agentes responsáveis por punir as imprudências de motoristas para coibir a ocorrência de acidentes saírem apenas multando. É preciso trabalho preventivo conjunto”, finalizou o diretor do Detran.
Fonte: Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.