Operação do Gaeco efetuou um mandado de prisão e dois de buscas em Itaporã

Esquema provocou prejuízo de 44 milhões de reais aos cofres do Estado
08/08/2018 16:25 Policial
Fotos por Aislan Nonato, do iFato.
Fotos por Aislan Nonato, do iFato.

A manhã desta quarta-feira (08) iniciou com operação do Gaeco em algumas cidades de Mato Grosso do Sul, dentre elas Itaporã.

A operação, batizada pelo Gaeco de Grãos de Ouro, teve foco na região norte de Mato Grosso do Sul, nas cidades de Chapadão do Sul e Costa Rica, porém houve um mandado de prisão e dois de buscas em Itaporã, porém a identificação dos alvos não foi divulgada pelo Gaeco.

A operação investiga sonegação de impostos para comercialização de grãos produzidos no Mato Grosso do Sul.

Os grãos tinham como consumidores finais empresas situadas em outros Estados do País, porém para não pagarem ICMS, era emitido nota para empresa situada no MS, situação na qual a cobrança é diferenciada.

Durante o transporte a nota era trocada, como se o grão tivesse sido produzido nos Estados de Goiás e Mato Grosso, por Mato Grosso do Sul a carga estaria apenas de passagem com destino para empresas situadas em outros Estados, principalmente São Paulo.

O esquema envolveu corretores de grãos, transportadoras e motoristas dos caminhões e servidores públicos. No total, ocorreram 32 mandados de prisão preventiva e 104 mandados de buscas. Destaca-se a apreensão de quase R$ 500 mil em espécie no endereço de um dos investigados.

Conforme a coordenadora do Gaeco, Cristiane Mourão, afirmou na entrevista coletiva, o esquema provocou prejuízo de 44 milhões de reais aos cofres do Estado de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Aislan Nonato, do iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.