Perita criminal de MS é homenageada em Sergipe por regularizar 13 anos de atraso em exames

14/12/2015 15:53 Policial
Perita Fernanda Felix recebe homenagem da Assembléia Legislativa de Sergipe por serviço prestado na Forca Nacional. Foto: Divulgação.
Perita Fernanda Felix recebe homenagem da Assembléia Legislativa de Sergipe por serviço prestado na Forca Nacional. Foto: Divulgação.

A perita criminal de Mato Grosso do Sul, Fernanda Felix Ferreira, foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Sergipe. Ela trabalhava na Coordenadoria Geral de Perícias (CGP) da Secretaria e Justiça e Segurança Pública de MS e agora está naquele estado do Nordeste depois de ser aprovada para atuar na Força Nacional.

A sessão especial da Casa aconteceu na quinta-feira (10) e entregou uma placa de agradecimento a seis colaboradores da Força Nacional, além de Fernanda. Os sete profissionais somam-se ao efetivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Sergipe e realiza perícias em locais de crime, ações de microcomparação balística, testes de eficiência em armas de fogo e necropapiloscopia, além de outras atividades forenses.

O deputado Luciano Bispo foi quem propôs a homenagem e a honraria foi concedida por conta dos trabalhos prestados com determinação e qualidade à Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) da Secretaria de Segurança Pública do Sergipe.

Compõe o grupo da Força Nacional no estado cinco peritos criminais e dois papiloscopistas vindos de Mato Grosso do Sul, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins.

“Acreditamos na integração e parceria entre as forças de segurança pública e os entes federados para o enfrentamento da violência e da criminalidade e a atuação da Força Nacional nestes 11 anos expressa a concretude dessa integração. Muito obrigada ao Estado de Sergipe e muito obrigada a todos e todas que tem contribuído para a construção de um país mais justo e seguro”, agradeceu, via assessoria do Ministério da Justiça, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que está em Bogotá (Colômbia) participando de um intercâmbio de informações sobre perícia criminal.

Fernanda Felix e os demais colegas estão em Sergipe há oito meses.  O nome de todos os homenageados são Paula Yara Spegiorin, Norma Vieira Valério, Cleidson da Silva Melo, Marcelo Eduardo Andrade Almeira, Márcio Roberto Blunk Santos e Suely Maurício de Souza.

“A vinda deles para o nosso Estado trouxe-nos ares de contemporaneidade científica”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Sergipe, Mendonça Prado.

A Força Nacional foi convocada para trabalhar naquela localidade para dar um choque de gestão na Perícia Forense e ajudar na modernização dos institutos e na qualificação dos atuais profissionais da Cogerp.

O trabalho da perita criminal de Mato Grosso do Sul é atuar na regularização de exames que desde 2002 estão atrasados. “A operação realiza trabalhos de atendimento a local de homicídio e microcomparação balística. Eu atuo apenas nos casos de microcomparação, realizando exames tanto hodiernos quanto de casos antigos (o estado de SE tem acúmulo deste tipo de exames desde o ano de 2002, por falta de peritos. Havia apenas um, que foi remanejado para o plantão; o núcleo ficou fechado desde então)”, explicou Fernanda.

O contrato entre a Força Nacional e o governo de Mato Grosso do Sul só vence em junho de 2016, mas pode ser prorrogado por mais um ano. Por isso, a atuação da perita continua em Sergipe.

 

Fonte: Assessoria da APO (Associação dos Péritos Oficiais

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.