PF realiza operação contra uso de diplomas falsos de medicina em MS e outros 13 estados

18/10/2013 08:52 Policial

Policiais federais participam hoje (18) da "Operação Esculápio", em Mato Grosso do Sul e outros 13 estados brasileiros: Mato Grosso, Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo a polícia, a ação combate um esquema de uso de diplomas e documentos falsos de medicina. Foram expedidos 41 mandados de busca e apreensão pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de Mato Grosso, já que a denúncia foi feita pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Os diplomas teriam sido adquiridos na Bolívia. Ainda de acordo com a PF, existe a suspeita que alguns teriam solicitado ingresso no Mais Médicos, sendo que o programa não autoriza o ingresso de profissionais formados na Bolívia. Os investigados teriam se inscrito no Revalida, exame que permite a atuação no Brasil de médicos graduados no exterior.Conforme a polícia, a UFMT confirmou que 41 dos inscritos ou não concluíram a graduação nas instituições bolivianas, ou nunca foram alunos.

Ao analisar os documentos encaminhados pela universidade, a PF constatou que, destes 41, 29 foram representados por cinco advogados ou despachantes, que teriam sub-rogado outras pessoas para realizar a inscrição dos supostos médicos. Os investigados poderão responder pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica.

Fonte: Correio do Estado

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.