PMA autua em R$ 3 mil fazendeiro que construía curral com aroeira ilegal

31/08/2013 23:18 Policial

Policiais Militares Ambientais realizavam fiscalização ontem à tarde, nas propriedades rurais no município de Bodoquena (MS), e autuaram um fazendeiro por exploração de madeira protegida por lei sem autorização do órgão ambiental.

Em uma propriedade rural, próxima à entrada da aldeia “Kadiwéu”, os policiais verificaram um “mangueiro” que estava sendo construído com aroeira. O capataz da fazenda que realizava a obra afirmou que o fazendeiro não estava no local, somente sua esposa e que não havia autorização ambiental para a exploração da madeira.

Foram apreendidas 10 toras de aroeira cortadas recentemente. O proprietário rural, que reside em Campo Grande, por ciência de sua esposa, foi multado em R$ 3 mil conforme o Decreto Federal 6.514/2008. Ele também responderá por crime ambiental. A pena é de um a dois anos de reclusão.

A espécie vegetal aroeira é protegida por lei. A portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Fonte: dourados agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.