Polícia Ambiental apreende dois caminhões com cargas ilegais de aroeira e aplica multa em duas empre

21/01/2015 10:39 Policial
Carga de madeira apreendia pela PMA.. Assessoria/PMA
Carga de madeira apreendia pela PMA.. Assessoria/PMA

Na madrugada desta terça-feira (20/01), Policiais Militares Ambientais de Miranda realizavam fiscalização na BR 262, na altura do quilômetro 560, e apreenderam duas cargas ilegais de aroeira.

A madeira dessa espécie protegida por lei era transportada em dois veículos Mercedes Benz, com quantidade de 3,2 m³ em cada carga, acima do que constava no Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento para o transporte e armazenamento de qualquer produto vegetal. Foram apreendidos os veículos, que eram conduzidos por motoristas de 32 e 56 anos, residentes em Corumbá, além de 75 palanques de aroeira.

Uma das cargas saiu de Anastácio e seguia para Bodoquena. A segunda carga saiu do Distrito de Porto Jofre, em Corumbá e seguia para Caçu, em Goiás. Os veículos e as cargas foram encaminhadas à delegacia de Polícia Civil de Miranda. Duas empresas proprietárias da madeira foram multadas, uma de Anastácio, em R$ 23.700,00 e a outra de Caçu-GO, em R$ 24.000,00. Os responsáveis pelas empresas responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de um a dois anos de reclusão, se condenados.

A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

 

Fonte: Assessoria Polícia Militar Ambiental

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.