Policiais de Goiás fazem intercâmbio técnico-profissional em Dourados

24/09/2016 11:54 Policial
Foto: Assessoria/DOF
Foto: Assessoria/DOF

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Departamento de Operações de Fronteira(DOF), realizou nos dias 22 e 23 de setembro,  um intercambio técnico-profissional junto ao Comando de Operações de Divisas (COD) do estado de Goiás, na sede do Departamento, município de Dourados no Mato Grosso do Sul (MS).

Ao longo dos dois dias de aprendizado, coordenado pela direção do DOF, através do Coronel Ary Barbosa e Tenente Coronel Gilberto, acompanhado dos demais instrutores do DOF, juntamente com o comandante do COD, Tenente Coronel Márcio Vicente e o subcomandante do COD, Major Miranda; realizaram um intercâmbio de conhecimento que objetivou a troca de experiências entre as Polícias Militares do MS e Goiás, além de promover o estreitamento dos laços entre as forças policiais para uma atuação mais eficaz contra o tráfico de armas, drogas, o contrabando e descaminho de mercadorias ilegais no país.

Durante o intercambio, os 32 alunos do 4° CCOD (Curso do Comando de Operações de Divisa), coordenados pelo Tenente Fernandes, Sargento Menino e Cabo Tavares, puderam conhecer o DOF e sua história e ainda participar na prática de Operações e Bloqueios realizados nas divisas e nas regiões fronteiriças do Estado do MS.

Nessas atividades práticas, equipes mistas de policiais do DOF e alunos 4º CCOD realizaram flagrantes por tráfico de drogas com a apreensão de cerca de quase uma tonelada de maconha, flagrantes por descaminho que totalizaram aproximadamente 75 mil reais em mercadorias, além de apreender combustíveis e duas espingardas calibre 22 sem procedência.

Ao final das instruções, alunos e instrutores do Curso, receberam das mãos do Diretor do DOF, um certificado de conclusão do Intercambio Técnico-Profissional, que teve a carga horária de 20h/a e instruções de Entrevista Policial, Abordagem a Veículos e Ônibus, Inteligência, Comunicação, Manuseio da Informação e Marketing Institucional.

“Os objetivos tanto do DOF, quanto do COD, foram atingidos nessa instrução compartilhada, onde a principal ferramenta foi o conhecimento de todos os profissionais envolvidos, sendo coroada com uma bela operação de campo, que trouxe além de uma carga pratica no combate real aos crimes de fronteira, uma inteiração e o fortalecimento de laços entre as instituições.” Conclui o Coronel PM Ary Carlos Barbosa, diretor do DOF e coordenador do intercambio.

 

Fonte: Assessoria do Departamento de Operações de Frontei

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.