Produtor rural de Itaporã é multado em 20 mil reais por degradar nascente e ampliar represa

A PMA observou na propriedade que a ampliação da represa foi realizada com uso de máquinas, que já não estavam mais no local e degradou as matas ciliares do curso d’água
15/04/2019 22:37 Policial
Foto da represa construída na propriedade.
Foto da represa construída na propriedade.

Uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Dourados realizava fiscalização no domingo (14) à tarde, nas propriedades rurais do município de Itaporã e autuaram um proprietário rural por degradação de nascente (área protegida de preservação permanente – APP) e ampliação de uma represa em uma área de 2,8 hectares.

A PMA observou na propriedade que a ampliação da represa foi realizada com uso de máquinas, que já não estavam mais no local e degradou as matas ciliares do curso d’água. Além disso, o infrator desviava o curso normal de uma nascente, para o abastecimento da represa, por meio de um cano de PVC soterrado, causando danos à nascente. As atividades foram paralisadas.

A PMA não divulgou o nome do autor, somente que ele tem 51 anos e reside no Distrito de Montese, em Itaporã. O produtor rural foi autuado administrativamente e multado em R$ 20.000,00. Ele também responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção. O autuado foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental um plano de recuperação da área degradada e alterada (PRADA).

Fonte: Assecom - 15º BPMA

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.