STF manda soltar fazendeiros presos após morte de indígena em Caarapó
O ministro do STF (Superior Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello mandou soltar, por meio de habeas corpus, dos produtores rurais Nelson Buainain Filho, Dionei Guedin, Eduardo Tomonaga, o "Japonês", Jesus Camacho e Virgílio Mettifogo, presos após 75 dias.
Eles são acusados pelo homicídio, sequestro e cárcere privado do agente de saúde indígena Clodioude de Souza, 26, e pelo ataque a tiros que deixou outros seis índios feridos em junho deste ano.
O fato em evidência ocorreu durante invasão à fazenda Yvu, no município de Caarapó. Na época, policiais militares acabaram reféns dos indígenas.
Em entrevista ao site Campo Grande News, o advogado de defesa de Nelson Buainain, Gustavo Passarelli, afirmou que a decisão ocorreu devido a falta de requisitos que justifiquem a prisão. "O STF analisou e conforme apresentado pela defesa, percebeu que não havia a necessidade de medida tão drástica e que eles podem responder em liberdade", contou.
Durante todo o processo a defesa dos acusados alegou que houve confronto entre fazendeiros e indígenas e que os índios atiraram contra os produtores rurais.
Fonte: Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.