Abstenção aumenta em quase 50 mil no MS
Os candidatos que deixaram de votar em Mato Grosso do Sul nas eleições do segundo turno aumentaram em relação ao pleito inicial, disputado no dia 5 de outubro. Se naquela época, os números apontavam para 373.191 eleitores faltantes, no domingo (26), a soma foi de 420.367, acréscimo de quase 13%, ou 47.176.
A quantia das abstenções equivale a soma das pessoas aptas a votar de seis, dos sete maiores colégios eleitorais do Estado – Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Aquidauana.
O aumento dos faltantes pode estar ligado ao ponto facultativo decretado pelo governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), entre segunda e terça-feira (28) quando é comemorado o dia do Servidor Público.
Brancos e nulos
Para a eleição de governador, 22.109 sul-mato-grossenses votaram branco, o equivalente a 1,58% do eleitorado, enquanto os nulos somaram 35.094, ou 2,51%. Já para presidente, foram de 15.633 e 28.479, respectivamente.
Em entrevista ao Dourados News após a eleição do primeiro turno, o cientista político Eron Brum, disse que a crescente desses números estão relacionados ao que classificou como ‘exaustão popular’. “Nosso sistema político está atingindo níveis insuportáveis”, disse à época.
Fonte: Adriano Moretto/Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.