Câmara de Dourados faz sessão para mudar chapa e trocar vereadores presos

Justiça determinou ontem suspensão da eleição até a votação em plenário da substituição de Pedro Pepa e Pastor Cirilo
10/12/2018 09:42 Política
Câmara de Dourados faz sessão extraordinária nesta manhã para mudar chapa que disputa eleição (Foto: Helio de Freitas)
Câmara de Dourados faz sessão extraordinária nesta manhã para mudar chapa que disputa eleição (Foto: Helio de Freitas)

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, tem novo capítulo na manhã desta segunda-feira (10). Às 10h tem sessão extraordinária para votar em plenário a mudança de dois nomes na Chapa “Legislativo Forte”, que disputa o pleito.

O pedido foi protocolado na quinta-feira (6) por um grupo de vereadores e tenta a substituição do candidato a presidente de Pedro Pepa (DEM) por Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PDT), e do candidato a segundo-secretário Pastor Cirilo Ramão (MDB) por Janio Miguel (PR).

Pepa e Pastor Cirilo estão presos desde quarta-feira (5) junto com o vereador Idenor Machado (PSDB). Eles foram alvos da Operação Cifra Negra do Ministério Público, que investiga pagamento de propina por empresas contratadas através de licitação fraudulenta.

O pedido de substituição dos nomes foi feito na quinta-feira (6), mas a assessoria jurídica deu parecer contrário à mudança e a Mesa Diretora negou a troca de nomes. Em boicote, oito vereadores deixaram de comparecer a duas sessões extraordinárias, na sexta e no sábado, e impediram a eleição.

Ontem (9), o juiz plantonista Zaloar Murat Matins de Souza determinou a suspensão da eleição até a votação em plenário da substituição dos nomes. Também determinou a posse imediata do suplente Mauricio Lemes Soares, outro motivo do boicote do grupo rebelde.

Mauricio assume a vaga de Idenor Machado, que pediu afastamento de 32 dias um dia após ser preso. Assim como os oito vereadores que pediram a substituição dos legisladores presos, Mauricio é aliado da prefeita Délia Razuk (PR) e terá papel decisivo na eleição da Mesa Diretora.

Em entrevista coletiva nesta manhã, a presidente da Câmara Daniela Hall (PSD) disse que a sessão desta manhã será apenas para decidir sobre a substituição de nomes. A data da eleição ainda não foi definida. A 43ª sessão ordinária começa às 17h30 de hoje, mas não deve incluir a eleição da Mesa Diretora.

Fonte: Helio de Freitas, de Dourados / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.