Câmara de Dourados pode ter duas aposentadorias, quatro postulantes à prefeitura e um vice-prefeito

04/02/2020 10:18 Política
De 19 vereadores, quatro podem ser candidatos à Prefeitura de Dourados neste ano - Crédito: André Bento/Dourados News
De 19 vereadores, quatro podem ser candidatos à Prefeitura de Dourados neste ano - Crédito: André Bento/Dourados News

A oito meses das eleições municipais de 2020, nem todos os vereadores da atual legislatura pretendem tentar a reeleição em Dourados. Entre 19 parlamentares, dois planejam se aposentar, há quatro postulantes à prefeitura e um que almeja ser vice-prefeito. Ao menos 9 devem trocar de partidos.

Esse cenário foi apurado pelo Dourados News na noite de segunda-feira (3). No intervalo entre a sessão solene que marcou o início dos trabalhos em plenário no Palácio Jaguaribe e a primeira sessão ordinária do ano, na qual foram definidas as comissões permanentes, a reportagem consultou cada vereador.

Presidente da Câmara, o vereador Alan Guedes (DEM) afirmou ser quase certa sua saída do DEM (Democratas) para uma candidatura a prefeito.

Também democrata, Cido Medeiros é outro que pretende deixar a sigla para pleitear o cargo de chefe do Executivo. “Quero ser prefeito, mas os caciques do partido não deixam”, justifica.

Correligionário dos outros dois, Madson Valente anunciou que não tentará a reeleição. Servidor de carreira da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) há quase 30 anos, assumiu a gerência regional em Dourados recentemente e diz que não vislumbra, ao menos por enquanto, disputar outro cargo eletivo.

No DEM, somente Pedro Pepa afirmou que disputará as eleições deste ano com objetivo de se reeleger.

Do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Sérgio Nogueira, atual primeiro secretário da Câmara, aponta que pode tentar a reeleição, mas diz preferir compor como vice-prefeito de algum candidato aliado à sigla, caso o deputado estadual Marçal Filho, seu correligionário, não entre na disputa pela prefeitura.

O também tucano Idenor Machado anunciou aposentadoria. Segundo ele, mesmo antes das operações policiais que culminaram em sua prisão e afastamento temporário do cargo, já havia decidido ser seu último mandato. Ponderou, no entanto, que deve conversar com a cúpula do PSDB.

Implicado no mesmo processo decorrente da Operação Cifra Negra, Cirilo Ramão, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), foi o único que não revelou planos. Sobre tentar a reeleição ou mudar de partido, resumiu: “só Deus sabe”.

Também emedebista, Juarez de Oliveira está decidido a buscar a reeleição na mesma agremiação partidária.

Braz Melo (PSC) diz que tentará se reeleger, mas não definiu por qual partido, situação semelhante as de Carlito do Gás (Patriota), Romualdo Ramim (PDT), Bebeto (PL), Junior Rodrigues (PL), Olavo Sul (Patriota), e Jânio Miguel (PL).

Maurício Lemes (PSB) e Silas Zanata (Cidadania) informaram que seguirão em seus respectivos partidos na eleição deste ano, quando vão pleitear novos mandatos.

Elias Ishy (PT), vice-presidente da Câmara, e Daniela Hall (PSD), segunda secretária, anunciaram cogitar uma disputa pela Prefeitura de Dourados. Ambos garantem permanecer nas suas siglas nas eleições municipais deste ano.

Fonte: André Bento / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.