Cunha recebe apoio de líderes das bancadas na CPI da Petrobras

12/03/2015 13:53 Política

Cunha chegou a ser aplaudido após sua defesa na CPI Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Após quase uma hora de fala ininterrupta na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), teve uma prova do apoio quase majoritário dos membros da comissão. Ao encerrar sua defesa diante das acusações de envolvimento nos desdobramentos da operação Lava Jato, Cunha foi aplaudido por parlamentares.

Logo em seguida, os deputados que pediram a palavra se limitaram a ressaltar a postura de Cunha em comparecer à CPI de forma voluntária. Nenhum dos membros fez perguntas.

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), mostrou solidariedade ao presidente da Câmara, mesmo após Cunha ter listado nomes de vários petistas que, assim como ele, receberam doações de campanha da Camargo Corrêa.

- Espero a lucidez desta CPI de que ela não pode ser contaminada em nenhum momento pela disputa política.

Machado disse confiar nas palavras de Cunha e ressaltou que esse é o posicionamento de toda a bancada petista. O líder do DEM, Mendonça Filho (PE), disse que o posicionamento de Cunha merece o respeito da Casa e que ele tem certeza que o presidente da Casa passará ileso pelas acusações.

- Se por ventura o deputado Eduardo Cunha iria esconder algo, ou tinha algo a dever, com relação à Petrobras, evidentemente que ele não seria a pessoa que atuaria para que pudesse avançar a CPI mista, do passado, e a CPI atual.

O líder do PR, deputado Mauricio Quintella (AL), também defendeu Cunha e disse que a legenda tem "total confiança" para continuar à frente da Casa.

- Gostaria de parabenizá-lo pelo desprendimento pelo espírito público e por conta própria tão logo ter sido citado nesta lista ter se prontificado a vir a essa comissão de inquérito prestar todos os esclarecimentos não só à Casa, mas à nação.

O líder do PSC, André Moura (SE), disse que os argumentos apresentados pelo MPF (Ministério Público Federal) para a abertura de inquérito contra Cunha são "frágeis" e afirmou que a presença espontânea do parlamentar na CPI demonstra respeito ao parlamento brasileiro.

- Quero cumprimentar vossa excelência pela iniciativa de vir aqui de forma espontânea para elucidar e esclarecer. Eu quero dizer que vossa excelência vem aqui, como nós dizemos no Estado de Sergipe, colocar verdadeiramente os pingos nos is.

O líder do PSD, Rogério Rosso (DF), seguiu a mesma linha e ressaltou que a atitude de Cunha foi precursora na Casa. Rosso também lembrou que o partido não compôs o bloco formado para a eleição de Cunha para a presidência da Câmara, mas que a legenda tem "absoluta confiança" na condução do parlamentar nos trabalhos da Casa.

- Eu tenho certeza que esse exemplo será seguido pela grande maioria dos nossos colegas.

 

Fonte: R7

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.