Delcídio pode levar no 1º turno, diz pesquisa
A Fiems – Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul - divulgou no final da noite desta sexta-feira (03) o resultado de sua última pesquisa do primeiro turno da eleição ao governo do MS.
Pelos dados do instituto Ibrape, Delcídio do Amaral (PT) tem 46% das intenções de voto, contra 26% do segundo colocado, Reinaldo Azambuja (PSDB) e 16% de Nelson Trad Filho (PMDB).
Os candidatos Evander Vendramini (PP) e Sidney Melo (PSOL) registraram um ponto percentual cada.
Desta forma, a vitória em primeiro turno estaria praticamente assegurada a Delcidio, porque a soma dos votos de todos os seus adversário políticos não chegaria ao patamar do petista: 46% a 44%.
Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, para cada candidato, e o número de indecisos na pesquisa estimulada é de 5%, a reta final da eleição para governador será emocionante, com uma apuração que promete ser eletrizante.
O ‘voto a voto’ será disputado até o final, principalmente pelos dois principais opositores – Delcídio e Azambuja. Essa pode ser a diferença entre eleição terminar em primeiro, ou ir para o segundo turno.
A pesquisa foi realizada de 1º a 3 de outubro, com 1.012 eleitores distribuídos por 39 municípios.
Confira os dados divulgados pela Fiems:
“A 4ª pesquisa Fiems/Ibrape estimulada para governador do Estado aponta que o candidato do PT, senador Delcídio do Amaral, tem 46% das intenções de voto, levando em conta a margem de erro de três pontos percentuais, o percentual pode chegar a 49% ou 43%.
O segundo colocado, deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), aparece com 26%, podendo chegar a 29% ou 23%, e, em terceiro, o ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), com 16%, podendo ter 19% ou 13%.
Ainda de acordo com a pesquisa estimulada, em que são apresentados ao eleitor os nomes de todos os candidatos registrados pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), na comparação com junho, Delcídio tinha 46%, caiu para 44% em agosto, manteve-se, em setembro, com o mesmo percentual (44%) e, em outubro, voltou para 46%.
Já Reinaldo Azambuja tinha 18% em junho, foi para 21% em agosto, em setembro chegou a 22% e, em outubro, chegou a 26%.
Nelson Trad Filho tinha 25% em junho, caiu para 20% em agosto, para 18% em setembro e, agora, para 16%.
Os demais candidatos, Evander Vendramini (PP) e Sidney Melo (PSOL) aparecem com 1% cada um, enquanto o Professor Monge (PSTU) tem 0%, sendo que brancos e nulos somam 5% e indecisos totalizam 5%.
Com o percentual alcançado por Delcídio (46%), comparado com a soma dos demais candidatos, aponta empate técnico no 1º turno, já que os outros totalizaram 44% (26% de Azambuja, 16% de Nelson Trad, 1% de Evander e 1% de Sidney Melo).
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada ao eleitor a relação de candidatos, Delcídio também lidera com 39%, seguida por Reinaldo com 24%, Nelson Trad com 14%, Evander com 1% e outros nomes tiveram 0%, enquanto bancos e nulos somaram 6% e indecisos 16%.
Registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) com o nº TRE/MS 00054/2014, a pesquisa Fiems/Ibrape ouviu, de 01 a 3 de outubro deste ano, 1.012 eleitores distribuídos em 39 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança de 95%.”
Fonte: Pio Redondo/Assessoria Fiems
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.