Delcídio tem 53% e Azambuja 47%, aponta pesquisa IPESPE
O candidato da coligação “Mato Grosso do Sul com a Força de Todos”, Delcídio do Amaral, lidera a pesquisa IPESPE, encomendada pela empresa Feitosa e Companhia Ltda, que edita o jornal “A Crítica”, de Campo Grande. O levantamento revela que, se as eleições fossem hoje, Delcídio teria 53% dos votos válidos contra 47% de Reinaldo Azambuja (PSDB). O instituto ouviu 1.000 eleitores em 38*municípios (veja relação abaixo) de todas as regiões do estado, entre os dias 16 e 19 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada no TRE com o número 00073/2014 e no TSE sob o protocolo 01138/2014.
Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador apresenta ao eleitor os nomes dos concorrentes, o resultado é o seguinte : Delcídio 44, Reinaldo 39, brancos e nulos 7, com percentual de indecisos de 9%. Na espontânea o candidato da Força de Todos também lidera com 41% , Reinaldo tem 37%, brancos e nulos somam 7% e os indecisos chegam a 14%. A rejeição dos dois candidatos é a mesma: 30%. De acordo com o IPESPE, os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.
Presidente
O IPESPE perguntou também ao eleitor em quem votaria para Presidente da República. Aécio Neves (PSDB) tem 51% e Dilma Roussef (PT) 49% dos votos válidos (quando se descarta o percentual de brancos e nulos). Na espontânea, Aécio tem 43 e Dilma 41%. Brancos e nulos são 6% e 10 % se declaram indecisos. No levantamento estimulado o candidato do PSDB aparece com 43% e Dilma com 41%. Nesse caso, o percentual de brancos e nulos permanece o mesmo (6%) e os indecisos caem para 7%. A rejeição a Dilma é de 38 % e a de Aécio 31 %.
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) foi fundado em 1986, e é uma das instituições mais respeitadas do Brasil no setor de pesquisas de mercado e opinião pública. Tem sede em Recife (PE) e parceria em São Paulo com a APPM. Conta com equipes operacionais e consultores em todos os estados , com atuação em âmbito nacional e internacional.
*A pesquisa foi realizada nos seguintes municípios do Estado do Mato Grosso do Sul: Corumbá, Aquidauana, Ladário, Anastácio, Campo Grande, Coxim, Sidrolândia, Rio Verde do Mato Grosso, Sonora, Bandeirantes, Terenos, Paranaíba, Três Lagoas, Nova Andradina, Cassilândia, Costa Rica, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Bataguassu, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Maracaju, Rio Brilhante, Naviraí, Jardim, Bela Vista, Bonito, Aral Moreira, Caarapó, Fátima do Sul, Itaporã, Nova Alvorada do Sul, Iguatemi, Itaquiraí, Mundo Novo e Coronel Sapucaia.
Fonte: A Critica
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.