Deputados e senadores de Mato Grosso do Sul dão vexame em atlas político brasileiro

17/05/2016 13:22 Política

Se o atual contexto já aponta para uma total descrença da população quanto à política, a atuação dos atuais representantes do povo não ajuda a mudar este cenário. É o que mostra, ao menos no tocante aos senadores e deputados federais de Mato Grosso do Sul, levantamento apresentado pelo projeto Atlas Político.

Curta o iFato no Facebook

Idealizada por Andrei Roman, Ph.D. em Ciência Política, e Thiago Costa, Ph.D. em Matemática Aplicada, ambos pela Universidade de Harvard (EUA), a ferramenta visa comparar o desempenho dos deputados e senadores a partir de critérios objetivos. Em contraste com outras classificações, o ranking não pontua o conteúdo da plataforma ou do discurso político.

De oito deputados, cinco atrás de Tiririca
Sobre a atuação dos deputados federais eleitos por Mato Grosso do Sul, para se ter uma ideia, a melhor colocação, entre os 513 parlamentares brasileiros, é a de Carlos Marun (PMDB-MS), que figura em 159, bem distante do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), primeiro colocado do ranking.

Eleito com a maior votação de Mato Grosso do Sul em 2014, Zeca do PT ficou com a segunda colocação entre os deputados do Estado, mas apenas com a posição 234 no País. Henrique Mandetta (DEM-MS) é o 271, mas, ainda assim, conseguiu a “façanha” de ficar à frente do famoso deputado e humorista Tiririca (PR-SP), que figura em 278º lugar.

O ranking elaborado pelo projeto Atlas Político segue, entre os 513 deputados federais da Câmara, com Dagoberto Nogueira (PDT-MS) em 306, Geraldo Resende (PSDB-MS) em 337, Elizeu Dionísio (PSDB-MS) em 343, Vander Loubet (PT-MS) em 435 e Tereza Cristina (PSB-MS) em 456.

Já, entre os 81 senadores, a melhor posição entre os congressistas sul-mato-grossenses é a de Waldemir Moka (PMDB-MS), que ocupa o 46º lugar no levantamento liderado por Paulo Paim (PT-RS). Simone Tebet aparece na 51ª posição e Delcídio do Amaral (sem partido - MS) está em 62º (os números foram elaborados antes dele ser cassado).

De 11 representantes, apenas três não respondem processos
Entre outras informações, a ferramenta aponta processos respondidos pelos parlamentares. Entre os 11 representantes da bancada federal de Mato Grosso do Sul em Brasília, apenas três não respondem nenhuma ação, os deputados federais Elizeu Dionísio e Tereza Cristina e o senador Waldemir Moka.

O Ranking
O propósito do ranking é mostrar a competência dos congressistas de defender uma agenda política independente do conteúdo ideológico dela. A pontuação no ranking se enquadra necessariamente entre 0 e 5. Este total reflete uma soma de pontuações individuais em cinco dimensões que possuem um score mínimo de 0 e um máximo de 1.

As cinco dimensões são Representatividade, Campanha Responsável, Ativismo Legislativo, Debate Parlamentar e Fidelidade Partidária. Os dados foram extraídos órgãos públicos e não governamentais como Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunal Superior Eleitoral, Congresso em Foco e Transparência Brasil.

O levantamento e outras iniciativas do projeto podem ser acessadas por meio do site.

 

Fonte: Jornal da Nova

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.