"Estou encerrando um ciclo", diz Prefeito de Corumbá ao pedir desfiliação do PT

09/03/2016 10:26 Política
Paulo Duarte, Prefeito de Corumbá. Foto: Divulgação.
Paulo Duarte, Prefeito de Corumbá. Foto: Divulgação.

Depois de 16 anos na legenda, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, está de saída do PT. No último ano de seu primeiro mandato à frente da Cidade Branca, ele ainda afirma que não escolheu seu futuro político, mas siglas como o PDT estão de olho em um forte candidato à reeleição.

“Foi uma decisão muito mais como prefeito de uma cidade com uma série de desafios nessa crise e a gente não pode ficar debatendo Brasília. Saio como entrei, pela porta da frente, respeitando pessoas que sempre estiveram ao meu lado. É um ciclo que se encerra da minha vida política, vai começar outro, sem deixar o sentimento de gratidão”, afirmou Duarte ao Jornal Midiamax.

Com 16 anos no partido, o corumbaense foi eleito deputado estadual por duas vezes, antes de se eleger prefeito em 2012. Ele também presidiu o Diretório Municipal da legenda entre 2014 e 2015.

Duarte revela que conversei com membros dos diretórios municipal e estadual da sigla, com a bancada estadual e os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet. Ele afirma que não conversei com o senador Delcídio do Amaral, corumbaense como ele e aliado político.

“Tem um processo no país acontecendo, que não acabou. Não é só refundar o PT, mas refundar a política, que precisará ser trabalhada em outro patamar, o modelo atual da política se esgotou.  Essa minha mudança faz parte desse ciclo, mudanças não só de partido , mas de comportamento”, alegou .

Sobre seu futuro, Paulo Duarte afirma que não definiu seu destino político, e revela que convites não lhe faltam. “Isso é o reconhecimento do trabalho, vários partidos me procuraram. Mas, isso é uma decisão que vou amadurecer, convite não falta, vou tomar essa decisão pensando melhor para cidade”, frisa.

Convite
Apontado como provável destino do prefeito corumbaense, o PDT diz estar de ‘portas abertas’ a Duarte. A informação é do presidente estadual do partido, deputado federal Dagoberto Nogueira. Segundo ele, coube à direção da sigla em Corumbá fazer o convite ao agora ex-petista.

“Eu ainda não conversei com ele. Pretendo sentar com o Paulo Duarte essa semana, por enquanto são só boatos, mas o PDT está de portas abertas”, finalizou Dagoberto.

Paulo Duarte emitiu uma nota sobre seu desligamento, confira na íntegra abaixo:

Depois de conversar com membros da direção municipal e estadual do PT entrego hoje ao presidente do diretório municipal de Corumbá minha carta de desfiliação do Partido dos Trabalhadores, à qual reproduzo aqui:

Com a certeza de que hoje não represento apenas um partido, mas uma cidade que precisa ampliar a sua rede estadual e nacional de interlocutores para avançar na conquista de mais projetos e investimentos. Com a convicção de que a minha história foi construída com os sonhos e a luta de um coletivo de homens e mulheres aguerridos, e a todos eles expresso a minha eterna gratidão e respeito. Com a firmeza de que os ideais de justiça, igualdade e liberdade, compartilhados com amigos, companheiros e militantes, serão levados para toda a minha vida, venho pedir a minha desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Não foi uma decisão fácil, uma vez que o PT foi o único partido ao qual me filiei e, nele, atuei por 16 anos e fui eleito deputado estadual por dois mandatos, prefeito de Corumbá e ocupei o posto de presidente do Diretório Estadual.

Com o compromisso de transformar ainda mais a minha querida Corumbá numa cidade referência em gestão pública inovadora, séria e transparente, planejamento urbano, políticas sociais, desenvolvimento econômico com inclusão e geração de empregos, sei que tenho grandes desafios pela frente e neles cabem todos os que desejam refundar o sentido da política e mudar para melhor a vida do nosso povo.

Agradeço, de todo o coração, por tudo o que aprendi e por todos esses anos de luta, ombro a ombro, pelo Mato Grosso do Sul, pelo Brasil e por Corumbá dos nossos sonhos.Vamos ter candidatura própria, não sei ainda qual dos quadros, prometi no diretório municipal, já teve decisão

 

Fonte: Ludyney Moura, do Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.