Evento online do TRE-MS vai discutir combate à desinformação nas eleições 2020

Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode ajudar na preparação para as próximas eleições municipais é o tema
28/07/2020 10:39 Política
Sede da Justiça Eleitoral de MS. (Foto: Arquivo, Midiamax).
Sede da Justiça Eleitoral de MS. (Foto: Arquivo, Midiamax).

Evento Democracia Digital, marcado para quinta-feira (30), vai discutir checagem e combate à desinformação nas eleições 2020. O evento é feito entre o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), por meio dA Escola Judiciária Eleitoral, Agência Lupa, Instituto Tecnologia e Equidade e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Principalmente desde o pleito eleitoral de 2018, houve excesso de conteúdos falsos, o que, ainda segundo aponta a Justiça Eleitoral de MS, exige dos veículos de comunicação, agências de checagem, empresas, órgãos públicos, tempo e recurso para desmentir boatos e informações falsas.

No dia 30, o programa Democracia Digital está marcado para começar às 8h30 em forma de talk show, com o debate “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas eleições municipais?”.

Participam do evento Marcus Abreu de Magalhães, juiz de direito do TJ-MS (Tribunal de Justiça de MS), Juliano Tannus, juiz do TRE, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, procurador eleitoral do MPF (Ministério Público Federal) e o advogado Felipe Baseggio, que representa a OAB.

Das 13 às 15 horas, será feita uma oficina de checagem direcionada ao servidores públicos e jornalistas do Estado. O público-alvo da oficina são profissionais que estarão trabalhando na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral.

“O objetivo desse espaço é debater e buscar os principais aprendizados decorrentes da crise de desinformação relacionada ao novo coronavírus para se preparar para o enfrentamento da desinformação no contexto das eleições municipais”. O evento é online e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Fonte: Mayara Bueno / Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.