Governo e prefeituras têm até dia 12 para comunicar obras paradas ao TCE

O levantamento atende à campanha idealizada pelo Supremo Tribunal Federal e Tribunal de Contas da União
03/03/2019 14:19 Política
Obra de escola parada no Jardim Talismã. (Foto: Direto das Ruas)
Obra de escola parada no Jardim Talismã. (Foto: Direto das Ruas)

O governo de Mato Grosso do Sul e as prefeituras têm prazo até dia 12 de março para informar ao TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) as obras que estão suspensas ou paralisadas. Os representantes do poder público devem preencher questionário padronizado enviado por endereço eletrônico.

O levantamento atende a campanha idealizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e o TCU (Tribunal de Contas da União). No mês de outubro do ano passado, o TCU apresentou relatório preliminar sobre essas obras, com prejuízo calculado em US$ 56 bilhões, valor equivalente ao PIB (Produto Interno Bruto) do Uruguai.

De um total de 39.894 contratos de obras federais em todo o País, 14.403 estavam inacabadas ou paralisadas. Segundo o TCU, há muitas obras irregulares e inadequadas, mas as principais causas da paralisação são o abandono pelas empresas construtoras, questões ambientais, projetos desatualizados ou inadequados e pendências legais.

Em Campo Grande, uma das obras paradas é o Aquário do Pantanal, na avenida Afonso Pena. Lançada pelo governo do Estado em 2011, o trabalho foi suspenso após a operação Lama Asfáltica apontar fraudes. Na sequência, houve um acordo para concluir a obra sem licitação, mas a Justiça determinou novo processo licitatório. O edital deve ser lançado e o Aquário tem previsão de ser concluído em 2020.

Sob a responsabilidade da prefeitura da Capital, a construção do EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) do bairro Jardim Talismã está paralisada. O prédio que começou a ser construído na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal, tem problemas de infiltração, muros pichados e entulho acumulado. Segundo a administração municipal, a previsão é retomar a obra em 2020.

Fonte: Aline dos Santos / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.