Governo entrega R$ 12 milhões em equipamentos para agricultura familiar

Foram adquiridos 567 itens com recurso de emendas federais
11/06/2018 14:34 Política
Tratores compõe pacote de equipamentos, com outros 472 itens como grades aradoras e niveladoras (Foto: Marina Pacheco)
Tratores compõe pacote de equipamentos, com outros 472 itens como grades aradoras e niveladoras (Foto: Marina Pacheco)

Maquinários agrícolas foram entregues, nesta segunda-feira (11), pelo governo estadual à prefeituras visando o reforço de programas de agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.

Com investimento de R$ 12 milhões, somado repasse de emendas parlamentares federais, houve a aquisição de 567 equipamentos, sendo 95 tratores, 96 grades aradoras, 87 grades niveladoras, 86 calcareadeiras, 80 rotoencanteiradores, 79 pás carregadeiras, 6 roçadeiras, 5 ensiladeiras, 13 carretinhas e 20 resfriadores com capacidade de mil litros cada.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pontuou, em solenidade na Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), que os 70 mil agricultores familiares no Estado tem assegurada com essa entrega melhores condições de produtividade no campo e acesso qualificado ao mercado consumidor, como de fornecimento de itens para a merenda escolar.

São três fases de entrega de equipamentos previstas pelo governo estadual. Somente as duas primeiras somam 1.044 e a próxima será de pelo menos 170. Sua distribuição ocorre com base no número de moradores e assentamentos em cada município, ainda que todos sejam beneficiados pela ação. Contudo, quem tem mais participação recebe mais itens.

Titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck ressaltou que caberá as prefeituras definir como os itens serão distribuídos localmente e prezar por sua manutenção. 

Verruck também acrescentou que o governo estadual realiza um levantamento interno para incluir no orçamento do próximo ano novos investimentos na agricultura familiar, com base nos pontos sugeridos pelos próprios agricultores.

A entrega de hoje contou com investimento de recursos estaduais, além de emendas dos três senadores e oito deputados federais do Estado por meio da Sead (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento) do Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste).

Durante a solenidade, estiveram presentes os senadores Simone Tebet (MDB), Waldemir Moka (MDB), assim como os deputados federais José Orcírio Miranda, o Zeca (PT), Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PDT), Geraldo Rezende (PSDB), Elizeu Dionizio (PSB).

Fonte: Kleber Clajus e Leonardo Rocha / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.