Marun diz que sua nomeação de conselheiro não está em risco

O cargo de conselheiro dado por Temer para Marun estaria ameaçado e seria revertido pelo presidente Jair Bolsonaro, conforme divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo
02/01/2019 18:13 Política
Marun diz ter competência para o cargo e negou risco de perdê-lo - Crédito: Arquivo/ Vinicios Araújo/ Dourados News
Marun diz ter competência para o cargo e negou risco de perdê-lo - Crédito: Arquivo/ Vinicios Araújo/ Dourados News

Com afirmação de que recebeu ligação de Ônyx Lorenzoni (ministro chefe da Casa Civil) garantindo seu cargo no conselho administrativo na Itaipu Binacional, Carlos Marun diz que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não alterará a decisão de Temer que culminou na sua nomeação. 

“Recebi agora mesmo a ligação de Ônyx [Lorenzoni, ministro chefe da Casa Civil] afirmando que despachou com o presidente e que serei mantido no cargo. Estarei portanto exercendo esta função com o mesmo empenho que dediquei a todas as funções que exerci”, declarou o ex-ministro Carlos Marun por WhatsApp, conforme divulgado pelo Midiamax.

O cargo de conselheiro dado por Temer para Marun estaria ameaçado e seria revertido pelo presidente Jair Bolsonaro, conforme divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo. 

Ainda segundo o jornal, o novo governante se mostrou contrariado com a nomeação, por não se tratar de um nome ‘técnico’ para ocupar o cargo. 

Durante posicionamento pela manhã desta quarta-feira (02) para o Midiamax, Marun disse que possui competência técnica para o cargo de conselheiro.

“Eu me sinto preparado, pois sou engenheiro, sou advogado, conheço a Itaipu desde a obra, já que como estagiário de engenharia andei por lá conhecendo detalhes técnicos dessa excepcional construção. Como morador em MS, conheço de forma especial as relações entre o Brasil e o Paraguai e como ministro aprofundei meu conhecimento sobre a governança de Itaipu”, destacou.  

Itaipu

Os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, por meio de indicação da Eletrobras e da Administración Nacional de Electricidad (Ande). Para cada cargo reservado a um país, há um posto equivalente destinado à outra margem.

Já no Conselho de Administração, que é composto por 12 membros, seis deles são brasileiros e seis paraguaios – dois deles são representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. O Conselho de Administração reúne-se a cada dois meses ou em convocação extraordinária.

Salário

Informações prestadas na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, do ano passado, mostraram que a remuneração de um conselheiro de Itaipu chegava a cerca de R$ 27 mil por mês.

Fonte: Da redação / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.