Odilon vai criar Superintendência Indígena para melhorar qualidade de vida nas aldeias

O compromisso foi assumido durante encontro com lideranças políticas e comunitárias de Aquidauana.
11/05/2018 12:46 Política
Odilon durante encontro com lideranças indígenas. Foto: Cadu Bortolot/Assessoria
Odilon durante encontro com lideranças indígenas. Foto: Cadu Bortolot/Assessoria

O pré-candidato do PDT ao governo do estado, Juiz Odilon, vai criar uma Superintendência de Assuntos Indígenas, subordinada diretamente ao gabinete do governador, para acelerar o desenvolvimento de ações que permitam melhorar a qualidade de vida nas aldeias de Mato Grosso do Sul. O compromisso foi assumido na noite desta quinta-feira (10), durante encontro com lideranças políticas e comunitárias na Câmara de Vereadores de Aquidauana.

‘Conheço a realidade das aldeias porque já visitei várias. Elas precisam de investimentos em saúde, habitação, saneamento, estradas vicinais e em escolas que ofereçam o ensino regular, respeitando-se a cultura de cada etnia. Se eleito governador, essa será uma de minhas prioridades”, garantiu Odilon, que conversou, entre outras lideranças, com o cacique Célio Fialho, da Aldeia Bananal. A ideia, segundo o pré-candidato, é indicar um indígena, devidamente qualificado para o cargo.

Visita – O encontro na Câmara fechou um dia de muitos compromissos do pré-candidato do PDT na região. Ele chegou a Anastácio às 9h e foi direto para a Câmara Municipal, onde se reuniu com os vereadores para debater as reivindicações da cidade. Depois, visitou o prefeito Nildo Alves (PSDB), que reuniu membros do secretariado e funcionários do gabinete para conversar com o pré-candidato.

Após conceder entrevista aos meios de comunicação locais, Odilon caminhou pelas ruas do Centro de Aquidauana, onde foi abordado por vários eleitores que pediram para tirar fotos. Ele se encontrou com um grupo de jogadores em um campo de futebol na entrada da cidade, que pediram a construção de um centro esportivo no local. O pré-candidato visitou o Hospital da Caixa de Assistência aos Servidores de Mato Grosso do Sul (CASSEMS), para conhecer o modelo de funcionamento da unidade. “A CASSEMS possui uma estrutura descentralizada, com hospitais e centros de especialidade nas maiores cidades do estado, que atendem muito bem aos segurados. Ela pode servir de inspiração à proposta de descentralização que estamos desenvolvendo para a saúde em Mato Grosso do Sul, que prevê o reforço dos equipamentos já existentes nos municípios polo, e a implantação de outros, para oferecer serviços de qualidade diretamente onde mora a população e evitar a sobrecarga em Campo Grande e Dourados”, explicou.

Odilon participou também de uma reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTED) de Aquidauana, esteve na Aldeia Urbana local e, em seguida, foi até à Câmara de Vereadores, para a reunião suprapartidária promovida pelo PDT. Nesta sexta-feira (11) ele permanece na região, visitando Bodoquena e Miranda.

Fonte: Cadu Bortolot, da Assessoria

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.